A estratégia do e-mail marketing não é uma novidade, mas pode ser bem efetiva se você souber criar campanhas de e-mail eficazes e, consequentemente, teremos aumento de engajamento e conversões. Quer saber como? Fique de olho neste artigo.
Para se ter uma ideia desta grandiosidade, quando o assunto é o segmento de varejo (B2B), 87% usa o e-mail como um canal de distribuição de conteúdos do seu negócio.
Segundo dados do Statista, de 2021, mais de 4 bilhões de pessoas são usuários de e-mail ao redor do mundo. Enquanto o Facebook, por exemplo, atingiu o número de 2 bilhões de usuários na plataforma. Consegue entender a importância de criar campanhas de e-mail?
Então, veja as dicas de como melhorar as campanhas de e-mail para que aumentem o engajamento e as conversões.
Saiba como criar campanhas de e-mail eficazes que aumentam o engajamento e as conversões
Poucas são as comparações do retorno sobre o investimento (ROI) que é feito em campanhas de marketing utilizando o e-mail. Isso acontece porque as pessoas fazem com que o e-mail faça parte das suas vidas, principalmente, aquelas que trabalham em escritórios, onde esta é a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas.
Claro, que as redes sociais são importantes e precisam ser colocadas em uma estratégia de marketing, pois a forma de se espalhar rapidamente não tem igual. Porém, o e-mail traz um contato mais formal e pode trazer ainda mais proximidade, já que está direcionado especialmente para aquele cliente.
Mas é importante ter uma postura profissional, principalmente, na identidade visual do seu negócio. Então, lembre-se disso ao criar seu logotipo porque isso trará credibilidade para a sua empresa.
Está curioso sobre como criar campanhas de e-mail eficazes que aumentam o engajamento e as conversões? Fique ligado nas dicas abaixo:
1 – Tome cuidado com a linguagem
Como falamos acima, o e-mail é uma forma mais próxima que a marca terá do cliente de forma única, já que a empresa está em sua caixa de entrada. Por este motivo, é importante tomar cuidado com a linguagem do conteúdo.
Tente usar termos mais amigáveis e de fácil compreensão. Pense: a ideia é estar perto do cliente.
2 – Mantenha a lista atualizada
Não é todo mundo que gosta de receber informações de empresas em seu e-mail, por isso, é importante você manter a lista de envio do conteúdo atualizada. Assim, a pessoa que não quer receber, não será impactada, podendo até causar uma imagem negativa para o seu negócio.
Tente programar, de tempos em tempos, fazer uma revisão para excluir e-mails inválidos, não entregues e das pessoas que citamos acima que não gostariam de receber o conteúdo.
3 – O conteúdo tem que ser atrativo
Quem clica em um conteúdo que não é relevante? Ninguém concorda? Então, preste muita atenção no momento de criar os itens que estarão no e-mail marketing. Desta forma, a sua campanha será mais eficaz, trazendo a consequência de aumentar o engajamento e as conversões.
Uma coisa importante: o título é o primeiro contato do seu cliente com o seu conteúdo, por isso, não seja apelativo. Deixe o texto de uma forma que ele tenha vontade de clicar, claro, porém precisa ter muito cuidado.
4 – Fique de olho nas métricas
Não adianta muito fazer todos os passos que citamos acima se você não ficar de olho no resultado de cada disparo. Afinal de contas, é ele que mostrará se as estratégias utilizadas estão certas.
Por este motivo, é essencial a cada envio olhar para os seguintes resultados:
● Qual foi o CTR? Que é o resultado da divisão entre clique no conteúdo e a abertura do e-mail;
● Como está o crescimento da lista. Analisando o número de novos e-mails cadastrados quando comparado ao total de endereços enviados;
● Quantas pessoas pediram para não receber mais o conteúdo do seu negócio;
● Faça a análise da taxa de abertura;
● Analise quantos e-mails foram entregues e quantas pessoas clicaram para ler o conteúdo (taxa clique);
● CTR: resultado da divisão entre clique e abertura.
Agora, é só começar a colocar em prática para ter ainda mais engajamento e conversão no seu negócio.
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