Tecnologia

Com maior presença digital, mercado imobiliário se adapta ao uso de aplicativos

De acordo com dados do Google, 59% das buscas por imóveis em 2018 já são feitas por celular

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Antes do advento da internet, as estratégias de corretagem se restringiam a panfletos e a visitas a clientes de forma física. A tecnologia mudou o mercado imobiliário, com novas ferramentas e alternativas para atender de forma mais prática e rápida os clientes. Para otimizar os processos, pequenas e grandes empresas usam algum programa para imobiliária com o objetivo de automatizar o trabalho.

Outro motivo pelo qual esse setor teve que se adequar ao uso de aplicativos e das plataformas digitais é a grande penetração da internet móvel no Brasil. Embora uma boa parcela da população ainda esteja desconectada, os números são expressivos. De acordo com pesquisa feita pela plataforma de publicidade Avazu, o país tem 85 milhões de usuários de internet móvel. Esse número representa a metade do total de usuários com conexão móvel na América Latina inteira.

Como meio de divulgar o trabalho oferecido, empresas e corretores independentes utilizam as redes sociais, e-mail e até o WhatsApp para estabelecer um contato mais próximo com os clientes e enviar propostas. Percebendo que o mundo corporativo utilizava o aplicativo de mensagens com fins estritamente profissionais, o WhatsApp lançou uma versão focada em empresas, com perfil comercial, mensagens automatizadas e estatísticas. Dados do Google também indicam que mais da metade das pesquisas por imóveis são feitas apenas por smartphone. Em 2018, 59% das buscas de imóveis em todo mundo estão sendo feitas em celulares.

Além desses métodos de divulgação e marketing, também é possível criar um aplicativo feito exclusivamente para um profissional ou empresa. Nesse caso, o responsável pelas vendas precisa alimentar o app com fotos, vídeos e informações atualizadas sobre os imóveis disponíveis. O melhor de tudo é que não é necessário saber programação. Já existem plataformas nas quais o usuário pode criar um aplicativo do zero com um custo extremamente baixo ou, em muitos casos, até zero.

Os aplicativos de busca de imóveis também são uma carta na manga para corretores que precisam analisar alguma região, já que esses apps normalmente possuem filtros muito específicos por bairro, região, número de cômodos, preço, entre outras características da casa ou do apartamento.