Acorda Cidade
A mudança dos relógios dos celulares para o horário de verão, adiantando uma hora na virada de sábado (15) para domingo (16), deveria ocorrer de forma automática – chamada de "sincronização" – em muitos dos aparelhos, mas isso acabou não acontecendo para alguns usuários.
No Twitter, muitos reclamam que o celular não mudou o horário automaticamente, causando confusão. Por conta de não saber se os aparelhos fazem a mudança automática de horário, outros usuários do microblog acabaram sem saber dizer se a alteração foi realizada.
Nos celulares, o ajuste automático depende da disponibilidade de um serviço chamado “Identidade da Rede e Fuso Horário” (NITZ, na sigla em inglês) por parte da operadora de telefonia. O celular também precisa ter suporte ao recurso e ele precisa estar habilitado no modo automático. Mesmo celulares bastante antigos são capazes de obter a hora e data correta a partir da rede.
No entanto, em alguns casos, a sincronização não acontece e o celular permanece no horário antigo – seja por problemas na rede da operadora, pela inexistência do serviço ou porque o celular não suporta ou não está configurado para ajustar o relógio automaticamente. O que se deve fazer é procurar as configurações de data e horário do celular. Se tudo estiver correto e o celular ainda assim não sincronizar o relógio, o problema pode estar no aparelho ou na operadora. Desse modo, é preciso fazer o ajuste manual nas opções do aparelho. As informações são do G1.