Tecnologia

Brasil pode ter conexão de internet 4G para Copa de 2014

Meta do governo é implantar a quarta geração de telefonia móvel nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil

Acorda Cidade

Em entrevista ao site G1, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, disse que a meta oficial é implantar a tecnologia 4G em todas as cidades escolhidas para sediar a Copa de 2014 no Brasil.

“As empresas implantarão a rede 4G gradualmente, inclusive em outros municípios, mas a principal preocupação é com as cidades-sede da Copa ”, disse Oliveira.

A internet 4G é a quarta geração de telefonia móvel que permite velocidades de 100Mbps, taxa cerca de 10 vezes maior do que a máxima obtida pela atual 3G, que é de 7mbps.

No Brasil, as operadoras de celular disponibilizam a internet móvel 3G, mas não cobrem todo o território nacional.

Com a maior velocidade de transferência de dados oferecida pela tecnologia 4G, o usuário poderá acessar a internet em movimento sem reduções drásticas na qualidade do sinal, o que permitirá chegar a lugares onde não chega atualmente, como a periferia, por exemplo.

Caso a meta seja cumprida, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo receberão, a quarta geração da telefonia móvel nos próximos anos.

Na semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a empresa sul-coreana SK Telecom pretende disputar o leilão de frequências que implantará o 4G no Brasil.

Para entrar no mercado brasileiro, a companhia aproveitou a viagem do ministro ao país para pedir o enquadramento da faixa de 2,1 gigahertz (Ghz) ao leilão de 2,5 Ghz da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Ao G1, Bernardo disse que a Anatel deve lançar o edital de licitação da faixa de 2,5 Ghz ainda neste ano. “Temos condição de trazer a tecnologia para o Brasil até porque a Anatel já está preparando as licitações. Tem uma frequência que pode ser leiloada ainda neste ano e no final de 2012, começo de 2013, já estamos implantando o 4G no Brasil", afirmou.

A tecnologia 4G foi inventada na Coreia do Sul, país com a conexão de internet mais rápida do mundo, seguida de Hong Kong e Japão. As informações são do G1

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários