Tecnologia

Banda larga tem 85,5 milhões de conexões ativas no Brasil em outubro

Volume de acessos cresceu 53% nos últimos 12 meses, diz associação. 80% das conexões móveis estão em celulares e smartphones.

 

Acorda Cidade
 
O número de conexões ativas à internet em banda larga fixa e móvel alcançou 85,5 milhões em outubro, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgados nesta quarta-feira (21). De acordo com o levantamento, 29,6 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses, o que representa um crescimento de 53% frente a outubro de 2011. Em relação a setembro houve um avanço de 2,4% no volume de acessos.
 
As conexões de banda larga móvel avançaram 74% em 12 meses tendo registrado 65,5  milhões de acessos em outubro. Neste segmento, 52,5 milhões de conexões vêm de celulares e smartphones em redes de terceira geração (3G), o que representa cerca de 80% do total de acessos móveis. Os 13 milhões restantes são registrados em modems portáteis de acesso à internet e chips de conexão entre máquinas como os terminais de pagamento eletrônico com cartões, que se encaixam no segmento conhecido como "machine-to-machine" (M2M).
 
Os acessos em banda larga fixa somaram 20 milhões em outubro, sendo 1,7 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses.
 
O estudo também destaca o avanço da cobertura da banda larga móvel em redes 3G para 3.127 municípios, onde 87% dos brasileiros estão localizados. De janeiro a outubro, 477 novos municípios ativaram as redes 3G.
 
O estudo cita dados da consultoria Akamai mostrando que a velocidade de média de conexão da banda larga fixa aumentou 50% nos últimos dois anos, chegando a 2,1 megabits por segundo (Mbps), no segundo semestre de 2012. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários