Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, o município de Feira de Santana completa 191 anos de emancipação política. Como forma de celebrar a data, uma ampla programação será realizada.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Os festejos tiveram início com uma missa às 7h, na Catedral Metropolitana de Sant’Ana, presidida pelo arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro.
Diversas autoridades estiveram presentes na celebração, assim como o prefeito Colbert Martins, junto com a primeira dama do município, Adenilda Martins.
Ao Acorda Cidade, o gestor municipal relembrou que foi na Igreja Matriz, que houve a primeira sessão da Câmara de Vereadores.
“Descrevemos este dia com muita alegria, com muita emoção, com respeito. Estamos aqui em frente a Igreja da Matriz, onde há 191 anos, pela primeira vez, se reuniu uma Câmara de Vereadores. Antes disso, a gente era como uma espécie de distrito de Cachoeira. A partir desta data, nós estamos agora com decisões tomadas em Feira de Santana, tomadas por nossa cidade. Nós passamos a andar com nossas próprias pernas. Por isso, agradecer a Deus pelo dia de hoje”, afirmou.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito foi questionado por não ser feriado na cidade, já que é aniversário do município.
“Nós estamos comemorando com trabalho, Feira é cidade de trabalho, não tem que parar para poder comemorar, a gente comemora trabalhando, comemora fazendo o que a gente precisa fazer demais e, Feira é uma cidade de trabalho, portanto, eu acho que não é uma questão de fazer festas, apenas comemorar com o que a gente sabe fazer mais, que é prestar serviço. Hoje é dia de trabalho, as repartições municipais nesse momento não funcionam, mas tudo mais funciona. Que bom você fazer uma festa com tudo funcionando bem”, disse.
Ao Acorda Cidade, o superintendente Municipal de Trânsito, Moacir Lima, parabenizou a cidade de Feira de Santana, que lhe acolheu como feirense.
“Feira é uma madrinha, uma mãe, acolhe todo mundo. Eu sou um dos acolhidos aqui em Feira, que tenho buscado me integrar à sociedade feirense, tentando contribuir com aquilo que posso. No dia tão importante desse, onde completamos 191 anos, estamos aqui para celebrar esse momento, muito importante para a nossa cidade, muito importante para o nosso povo. Eu cheguei aqui muito pequeno, construí minha vida desde pequeno aqui em Feira de Santana, depois passei por algumas funções aqui, aqui fui subcomandante do Corpo de Bombeiros, fui subcomandante do 1º Batalhão, do 1º BPM, comandei algumas companhias, fui chefe da 3ª Ciretran, hoje eu estou aqui na condição de superintendente, antes passei pela Seprev tentando contribuir com essa gestão importante”, declarou.
Filho do ex-governador do estado da Bahia, João Durval Carneiro, hoje como secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro também parabenizou o município de Feira de Santana.
“Tem muitas pessoas que tentam colocar a nossa cidade para baixo, falando que tem muitas coisas erradas. Em todo lugar do mundo, o mundo não foi feito em sete dias. Existem coisas que precisam ser feitas, até pela própria dinâmica da sociedade, o crescimento das cidades. Mas Feira de Santana é um caso especial, principalmente para quem ama e vive ela. Feira de Santana pujante, maior do que oito capitais brasileiras, uma cidade que cresce por si só. Feira de Santana é uma cidade, município multifacetado, com indústria, com comércio, com a agroindústria, a agricultura familiar. É o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, o segundo do nosso país, só atrás de São Paulo. Temos aqui essa beleza do Lago de Pedra do Cavalo, que precisa ser melhor explorada. Mas enfim, é uma cidade que oferece às pessoas, desde o dia que nasce, até a possibilidade dos estudos, da sua requalificação”, concluiu.
Ainda nesta quarta-feira, será aberta a Semana Nacional de Trânsito no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Este ano a campanha, que segue até o dia 25 com diversas atividades, terá um olhar sensível para os cuidados com pessoas que têm mobilidade reduzida e idosos.
Após a celebração, foi feito o ato de hasteamento da bandeira no Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura), acompanhado pela execução do hino de Feira de Santana.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram