A Toyota inicia hoje o recall do Corolla Nova Geração devido a problemas no tapete que, se mal fixado, pode interferir no retorno do pedal do acelerador. A medida será feita em duas fases.
Serão convocados veículos fabricados a partir de abril de 2008 -foram produzidas 106.072 unidades para o mercado nacional, até março, segundo a Anfavea (associação das montadoras).
Na primeira fase, que começa hoje, haverá verificação e eventual fixação do tapete original Toyota. Na segunda, a Toyota deve colocar avisos de segurança nos veículos, entregar encarte informativo e substituir tapetes por modelos originais.
O recall objetiva, segundo a Toyota, "reforçar aos consumidores informações sobre os riscos decorrentes da incorreta colocação do tapete genuíno Toyota ou uso do tapete não genuíno."
A empresa informa que o Corolla produzido no Brasil não apresenta "vício ou defeito que possa colocar a saúde e a segurança dos consumidores em risco" e que a convocação é preventiva.
O agendamento e o atendimento dos proprietários dos veículos serão feitos pela rede de distribuidores. Os veículos que devem ser verificados pela Toyota são: Corolla Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6.
Para Corolla Altis/XEi 2.0, a partir do número de série de chassis 9BRBD48 EXB2500008.
Para Corolla XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8, a partir do número de série de chassis 9BRBB48EX95000543. Para Corolla XLi 1.6, a partir de número de série de chassis 9BRBC42E095000511.
As informações são da Folha de S. Paulo