Brasil

Surto de diarreia atinge cerca de 960 pessoas no Guarujá (SP)

As causas do surto ainda são investigadas, mas os sintomas podem ser provocados pela ingestão de alimentos inadequados (estragados, preparados sem condições de higiene ou armazenados na temperatura inadequada) ou pela água contaminada

A cidade do Guarujá (litoral de São Paulo) passa por um novo surto de diarreia –o problema também foi enfrentado no verão do ano passado.

De segunda (3) até quinta-feira (6) foram registrados cerca de 960 casos de pessoas que apresentaram sintomas de virose –além da diarreia, dores abdominais e vômito. Os dados são de atendimentos no pronto-socorro central da cidade e no hospital Santo Amaro, que concentra os atendimentos por plano de saúde.

As causas do surto ainda são investigadas, mas os sintomas podem ser provocados pela ingestão de alimentos inadequados (estragados, preparados sem condições de higiene ou armazenados na temperatura inadequada) ou pela água contaminada, segundo a prefeitura da cidade.

De acordo com a administração municipal, cerca de 140 pessoas com os sintomas estão sendo atendidas diariamente no pronto-socorro. No hospital Santo Amaro, apenas na terça-feira (4) foram 400 atendimentos –a média diária é de 30 casos com sintomas de virose. A unidade não soube informar o número exato de casos nos demais dias, mas disse que na quinta houve uma redução acentuada.

O surto foi percebido pela prefeitura na segunda-feira, e uma tenda climatizada foi montada ao lado do pronto-socorro para receber exclusivamente pacientes que apresentem os sintomas de virose. Pessoas com quadro mais grave passam por exames de sangue para excluir a possibilidade de alguma outra doença.

No surto do ano passado, os postos de saúde ficaram lotados. Exames de laboratório revelaram que o surto foi provocado por um vírus que se instala no intestino ou no estômago — e por isso também é encontrado nas fezes e no vômito da pessoa infectada. Para evitar contaminação, é imprescindível que tanto pessoas doentes quanto as saudáveis lavem as mãos com frequência. (As informações são do Folha)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários