Acorda Cidade
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de alerta às 18h15 desta segunda-feira (13) na região da Subprefeitura de Vila Prudente, na Zona Leste da capital paulista, por causa do transbordamento dos córregos da Mooca e Oratório. Toda a cidade está em estado de atenção desde as 16h. A chuva forte provocava, às 19h, mais de 60 pontos de alagamento e 150 km de lentidão nas vias de São Paulo. Os túneis Max Feffer e do Anhangabaú chegaram a ser fechados por alagamentos.
saiba mais
O CGE decretou estado de atenção em toda a cidade às 16h. Segundo o órgão, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no oceano se deslocaram da região de Sorocaba e atingiram a capital paulista nesta tarde. A forte chuva causou transtornos no trânsito de São Paulo. Às 18h54, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 150 km de lentidão. Veja ao vivo o trânsito na cidade.
O Aeroporto de Congonhas ficou fechado das 17h15 até as 17h46. As operações no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, eram apenas por instrumentos por volta das 17h. O Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte, estava fechado desde as 16h10 para aviões. Por volta das 16h35, apenas helicópteros podiam pousar e decolar no aeroporto.
Segundo o CGE, chovia forte por volta das 17h25 nos municípios de Santana de Paranaíba, Barueri, Osasco, Itapevi, Jandira e Carapicuíba e Cotia. Os bombeiros de Barueri registravam, no horário, duas ocorrências de vítimas ilhadas em Jandira e uma queda de muro em Carapicuíba. As ruas do Jardim Rochedale, em Osasco, ficaram tomadas pela água.
Queda de árvore
Também foi registrada uma queda de árvore na Rua Astorga, na Zona Leste de São Paulo. Segundo a CET, a árvore ficou presa na fiação e ocupava apenas a calçada por volta das 16h50, não prejudicando o trânsito na via.
Uma árvore de grande porte caiu, por volta das 18h15, e um dos galhos atingiu um trólebus na Rua Timbiras, na região da Praça da República, no Centro de São Paulo. De acordo com a CET, a árvore ocupa a faixa central e da direita da via.
Moradores também relataram à reportagem terem presenciado chuva de granizo na região da Avenida Rebouças.
Trens e metrô
Por causa da chuva, quatro linhas do Metrô (azul, verde, vermelha e lilás) operavam, às 18h15, com restrição de velocidade nos trechos a céu aberto. Os trens da CPTM operavam normalmente.