Rio é sede da Olimpíada e Lula chora

Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para sediar uma Olimpíada.

Foto:BBC

Da BBC Brasil

A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para de sediar uma Olimpíada.

A decisão foi anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, após a votação dos delegados do organismo em Copenhague, Dinamarca, nesta sexta-feira. O Rio era considerado uma das cidades favoritas para ser a sede dos Jogos.

Surpreendentemente, Chicago, que também era uma das favoritas, foi eliminada na primeira rodada de votações. Uma comissão formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, o governador do Rio, Sergio Cabral, o prefeito, Eduardo Paes, atletas, e outras personalidades brasileiras, foi a Copenhague para fazer lobby pela candidatura.

Segundo uma fonte do governo ouvida pela BBC Brasil, Lula e as outras autoridades presentes comemoraram bastante a eliminação de Chicago e Tóquio.

Apresentação

Durante a apresentação da candidatura do Rio nesta sexta-feira, o presidente Lula afirmou que o Rio une continentes e tem paixão por Olimpíadas. "Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul. Está na hora de a pira olímpica ser acesa num país tropical", afirmou Lula, que encerrou seu discurso ressaltando a "paixão do povo brasileiro" pelos esportes.

Foi este também o tema do filme do cineasta Fernando Meirelles apresentado em seguida, com muitas imagens de cariocas recebendo delegações estrangeiras vestindo roupas em cinco cores diferentes pelas ruas da cidade. A imagem final, das delegações formando os cinco anéis olímpicos na praia de Copacabana, cercadas por milhares de cariocas, foi muito elogiada pelos jornalistas que assistiam à apresentação em Copenhague.

Surpresa

Antes do anúncio da cidade vencedora na disputa, os delegados do COI surpreenderam ao eliminar Chicago já na primeira fase da votação. A cidade americana foi a que recebeu menos votos para ser a sede dos Jogos de 2016, seguida pela capital do Japão, Tóquio, que ficou na terceira colocação.

Chicago era considerada, junto com o Rio, uma das favoritas para receber a Olimpíada, principalmente após o anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iria a Copenhague para participar pessoalmente da última fase da campanha. De acordo com o repórter da BBC Adam Brookes, que está em Chicago, a eliminação da cidade americana poderá ser vista como uma derrota para o próprio presidente Obama e seu poder de persuasão.

Obama, que antes de ser presidente morava em Chicago e era senador por Illinois, se envolveu, junto com a primeira-dama Michelle, de modo muito pessoal na campanha. Para Brookes, oposicionistas americanos podem usar a derrota olímpica para argumentar que o prestígio do presidente está diminuindo e levantar questões sobre a qualidade dos conselheiros políticos de Obama.

 

 Lula chora de emoção

 foto : Tv Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou muito durante a coletiva dos representantes do comitê da Rio2016, em Copenhague, na Dinamarca, após a vitória brasileira. Com os olhos vermelhos, o presidente ouviu o discurso de Carlos Arthur Nuzman sempre com um lenço na mão para secar as lágrimas.

– Eu chorei agora porque não tive coragem de chorar na hora da apresentação – afirmou o presidente. – Como presidente, pensava que não tinha mais motivos para me emocionar e de repente era o mais emocionado e chorão de todos. Do fundo do meu coração, hoje é o dia mais emocionante da minha vida. Senti mais orgulho de ser brasileiro do que já sentia.

Um pouco antes da coletiva, o presidente disse que a conquista quebrava a última barreira de preconceito contra o Brasil e que se, para muitos era difícil imaginar um país de terceiro mundo realizando os Jogos, porque tem favela, o Rio vai mudar essa imagem.

– A alma generosa do brasileiro vai fazer a mais extraordinária Olimpíada que o mundo já viu – disse o presidente, ao vivo, em Copenhague.

Lula atribuiu a vitória ao trabalho intenso dos governos durante dois anos.

– Quem estava aqui para votar viu que estávamos presentes com a alma e com o coração. Chicago e Tóquio vieram para cumprir tabela. Nós realmente queríamos sediar uma Olimpíada.

O presidente do Brasil disse que em 2016 irá assistir aos Jogos como cidadão brasileiro, já que não estará mais na presidência, mas enfatizou o orgulho de estar representando o país neste momento:

– Sinto um orgulho imenso de estar aqui. Se eu morresse agora, já teria valido a pena viver.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e presidente do Comitê Organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que foi "a maior vitória da política do esporte brasileiro. Não só do Brasil, mas de todo o continente sul-americano em toda a sua história". Na entrevista coletiva, Nuzman agradeceu à sua mulher, Marcia Peltier, pela compreensão por sua ausência durante meses e meses e enfatizou que já neste sábado vai começar a trabalhar nas Olimpíadas.

 Informações da TV Globo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários