O secretário de Habitação do município de Jandira, Vanderlei Aquino, foi preso hoje (16) acusado de crime contra a administração pública. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Aquino também é suspeito de participação no assassinato do prefeito da cidade, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), ocorrido na última sexta-feira (10). Aquino vai prestar depoimento na Delegacia Seccional de Carapicuíba, na Grande São Paulo.
O prefeito de Jandira e o segurança Wellington Martins foram alvejados em frente a uma emissora de rádio da cidade, na manhã de sexta-feira passada. O prefeito morreu na hora. Segundo a Polícia Militar, foram usados no crime uma pistola e um fuzil. Segundo a polícia, pelo menos duas pessoas fizeram os disparos.
O carro onde estavam o prefeito e o segurança foi interceptado por um veículo modelo Focus, da Ford. Um automóvel com as mesmas características foi encontrado mais tarde na periferia da cidade. Com a prisão de Aquino, sobre para cinco o número de suspeitos detidos. Os outros quatro foram presos no mesmo dia do crime.
Braz Paschoalin era acusado de manter um esquema de pagamento de propina para vereadores de Jandira – uma espécie de mensalão local mantido pelo prefeito tucano -, segundo o Ministério Público Estadual.
( As informações são da Agência Brasil)