O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira que a Região Nordeste deverá ser uma das maiores responsáveis pela criação de praticamente 2 milhões de empregos em 2010.
"O Nordeste tem crescido acima da média e acredito eles serão o segundo maior gerador de empregos este ano, perdendo apenas para São Paulo, que cria entre 30% e 35% dos empregos do país", disse, durante visita ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na grande São Paulo.
Lupi afirmou que o setor de serviços deve puxar este crescimento pois o mercado interno brasileiro está aquecido. Para o ministro, o programa Minha Casa, Minha Vida, impulsionará o setor da construção civil.
"Este programa está deslanchando. Acredito que a construção civil ficará em segundo lugar, perdendo apenas para o setor de serviços. Depois, penso que os metalúrgicos, comércio e agricultura serão mais beneficiados", completou.
Para Lupi, que também estava acompanhado pelo senador Eduardo Suplicy (PT), 2010 "será o melhor ano dos dois governos do presidente Lula". "Sou muito otimista. Acho que 2010 será excelente para todos".
Segundo o ministro, a redução da jornada de trabalho deve ser aprovada ainda no primeiro semestre deste ano. "O Michel Temer [presidente da Câmara dos Deputados] já está formando uma comissão dos que são contra e [dos que são] a favor da redução. Acredito em uma votação ainda neste semestre".
Informações da Agência Brasil