Toda a população brasileira, independentemente do estado, adora tomar café. Atualmente, é um grão tão consumido que há muitas opções de cafeteiras e um variado mercado de grãos e itens de café. Uma cafeteira, por exemplo, oferece várias opções de cápsulas para experimentar os mais diferentes sabores.
A história do Brasil com o café é longa e remonta ao século XVIII, se tornando uma das maiores riquezas do país até os dias atuais, com exportação e muita fama. Não é à toa que o país é o maior produtor e exportador do mundo, com qualidade e variedade.
Outro cultivo importante no Brasil é o do cacau, que tinha o país como líder de produção entre 1905 e 1910. O Brasil chegou a ter o ciclo do cacau, período de auge na produção. Nos dias atuais, o cacau ainda é muito cultivado em regiões da Bahia e da Amazônia.
Ao unificar essas duas delícias do paladar brasileiro, o café com chocolate harmoniza e traz uma experiência doce e saborosa para aproveitar a época de páscoa.
Harmonização
O chocolate é muito usado em receitas, doces, sobremesas e também é ótimo ao diluir em bebidas quentes. Com os cafés, há técnicas de harmonização que deixam a bebida equilibrada e com um toque especial.
Para quem não é fã de misturar no líquido, também há a alternativa de fazer uma receita de biscoitos com chocolate, como cookies, para acompanhar o café. Mas é ainda mais especial quando se junta cafés finos com chocolates de qualidade.
Em algumas cafeteiras, há cápsulas de cappuccino que têm um toque adocicado de cacau, e ficam ainda melhores com uma barrinha derretida para adicionar cremosidade.
Há alguns tipos de chocolate que podem ser harmonizados:
- chocolate ao leite;
- chocolate branco;
- chocolate amargo.
Chocolate ao leite
O chocolate e o café possuem semelhanças no seu sabor, pois levam uma sensação complexa ao paladar e são fortes nas papilas gustativas. O chocolate contém teobromina, que é bem parecida com a cafeína, por isso a combinação deve ser feita de forma equilibrada.
Em um café expresso, tradicionalmente mais forte, o chocolate deve ter intensidade suficiente para não sumir no sabor, sendo recomendado o chocolate ao leite para harmonizar e adocicar.
Chocolate branco
A experiência sensorial da combinação de chocolate com café é única. A depender do nível de torra do grão e das notas aromáticas, a mistura fica melhor com diferentes chocolates. Em cafés extrafortes de torras mais desenvolvidas, o chocolate branco vai bem.
Isso se dá porque a cremosidade e a doçura do chocolate branco vão suavizar a intensidade de cafés encorpados e intensos. Nessa combinação, se ressalta o aroma sutil do café, com um alto contraste.
Chocolate amargo
Existem diferentes porcentagem de cacau em um chocolate, e quanto mais amargo, mais cacau tem. Quando um café mais suave é misturado a um chocolate meio amargo, a combinação é mais achocolatada, ideal para quem prefere chocolate ao café.
O contraste dos chocolates mais amargos deixa o aroma do café mais sutil, como um cappuccino. Para quem bebe menos café e não se adequa aos mais fortes, é uma experiência sensorial perfeita.
Páscoa
A época da Páscoa é recheada de muitos ovos de chocolate, e algumas confeiteiras incorporam o sabor do chocolate com um toque de café. Para fazer em casa, basta derreter chocolate nobre no formato do ovo e, após refrigerar, recheá-lo com brigadeiro de café.O brigadeiro de café é delicioso para ser colocado no fundo da xícara, e o preparo é uma forma afetiva de aproveitar o feriado. Preparar bebidas especiais em uma cafeteira Dolce Gusto, por exemplo, para acompanhar as atividades de Páscoa também será um diferencial na data.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram