Em resposta aos alertas de chuvas intensas previstas para a região Sudeste entre os dias 22 e 24 de março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) se reuniu na tarde desta sexta-feira (22) com representantes de 90 municípios em situação de maior risco. O objetivo do encontro foi preparar as equipes de assistência social para atuarem em caso de necessidade.
As áreas de maior risco, classificadas como de “grande perigo”, concentram-se no litoral norte de São Paulo, região serrana, norte e entorno da capital do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais e região sul do Espírito Santo.
A reunião de Apoio Técnico Ampliado contou com a participação de mais de 250 pessoas dos quatro estados do Sudeste, além de representantes das Secretarias Nacionais de Assistência Social (Snas), Segurança Alimentar e Nutricional (Sesen), Renda de Cidadania (Senarc) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
A SNAS apresentou a revista “Emergências no SUAS: o que fazer”, que oferece orientações para atuação em situações de crise, com foco na proteção social das famílias atingidas pelas chuvas.
Os técnicos também foram orientados sobre o cofinanciamento federal para execução do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. O MDS disponibiliza R$ 20 mil para cada 50 pessoas desabrigadas e acolhidas pelo poder público em municípios que decretaram estado de calamidade pública ou emergência para prover apoio material e proteção integral à população atingida, por meio de alojamentos provisórios.
As cidades também foram informadas que os municípios com decretos de emergência podem solicitar a antecipação do pagamento do Programa Bolsa Família, garantindo a transferência de renda para as famílias afetadas com maior rapidez e possibilitando a compra de alimentos, medicamentos e outros itens essenciais.
Outra ação apresentada foi a possibilidade de entrega de cestas de alimentos para as famílias afetadas pelas chuvas, complementando o auxílio financeiro e garantindo a segurança alimentar durante a situação de emergência.
O MDS organizou um plantão durante todo final de semana para monitorar e apoiar os municípios atingidos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (61) 99321-0068 ou pelo e-mail [email protected]. A equipe do ministério estará disponível para fornecer informações, orientações e suporte técnico às equipes locais de assistência social, garantindo uma resposta rápida e eficiente às necessidades da população.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram