A Ford inaugurou nesta segunda-feira (25) a linha de produção do New Fiesta hatch brasileiro, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O modelo nacionalizado chega às lojas no próximo dia 20. Até então, o carro era importado do México.
Sedan para de ser importado
A
montadora anunciou ainda que o New Fiesta Sedan
também parou de
ser trazido da fábrica mexicana desde que o
modelo reestilizado no
ano passado começou a
ser produzido lá.
Mas a Ford
não diz se e a
partir de
quando vai fabricar o
sedã no
Brasil.
"Hoje só vamos falar de Fiesta Hatch. O Sedan será outra história que falaremos depois", disse o vice-presidente da montadora, Rogelio Golfarb. As unidades do Fiesta Sedan que ainda estão à venda são as que ainda existem em estoque.
Assim, somente o Fusion continuará sendo importado do México pela Ford. "Estamos estudando também [trazer de lá] outro modelo", afirmou Golfarb, considerando que as cotas que limitam o comércio de carros entre os dois países foram aumentadas neste ano, como previsto em acordo entre os governos.
O New Fiesta hatch brasileiro será equipado com motor 1.5 e 1.6. Segundo a Ford, a versão topo de linha terá câmbio automatizado de dupla embreagem (até então o New Fiesta só era oferecido com motor 1.6 e transmissão manual). Além disso, essa versão mais cara terá freios ABS, sete airbags e sistema de interatividade Sync.
Detalhes de outras versões e preços só serão revelados na data do lançamento, mas a montadora adianta que o New Fiesta brasileiro concorrerá com modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e o Peugeot 208, que chega no mesmo mês e partirá de R$ 39.990.
O HB20 e o Onix têm versões mais baratas, na faixa dos R$ 30 mil, mas as que rivalizam com o 208 estão em uma faixa acima. Assim, o modelo praticamente vai manter os rivais do New Fiesta mexicano, que parte de R$ 45.370, cuja lista inclui outro modelo da General Motors, o Sonic, e o Fiat Punto.
75% nacional
"Este é o segundo carro global da Ford produzido no Brasil. Investimos R$ 800 milhões na fábrica, o que inclui a instalação do setor de pintura automatizado, o que aumenta a qualidade e o volume de produção", disse o presidente da filial no Brasil, o inglês Steven Armstrong. O outro modelo global produzido no país é o EcoSport, feito em Camaçari (BA).
Segundo a montadora, o New Fiesta brasileiro tem 75% de componentes nacionais, para atender às regras do novo regime automotivo, o Inovar Auto. No entanto, a nova transmissão automatizada é importada do México. É a mesma que equipa o EcoSport Powershift (leia impressões).
A estratégia de nacionalizar o New Fiesta havia sido confirmada durante o Salão de Paris no ano passado. No último domingo, a montadora mostrou o carro brasileiro pela primeira vez, em show realizado pela cantora Claudia Leitte também em São Bernardo. Do evento desta segunda participaram o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da cidade, Luiz Marinho, e representantes do sindicato local. As informações são do G1.