A Embratel anunciou nesta quinta-feira (5) que lançará uma oferta pública voluntária (OPA) para comprar até 100% das ações preferenciais da operadora de telecomunicações Net. As ações preferenciais não dão direito a voto. O leilão ainda não tem data definida. Caso todos os acionistas preferenciais aceitem a proposta, o valor desembolsado pela Embratel será de cerca de R$ 4,58 bilhões, segundo fato relevante publicado nesta quinta-feira.
A proposta da Embratel é pagar, à vista, R$ 23 por ação preferencial, o que corresponde a um prêmio de 23,1% sobre a média de fechamento dos pregões dos últimos 30 dias. O preço, no entanto, será ajustado no caso de pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio.
A oferta é destinada a todos os acionistas preferenciais da Net, com exceção da fatia que já pertence à Embratel Participações (Embrapar). Segundo o comunicado, o edital do leilão estará disponível em breve nos sites das duas companhias. O Itaú BBA será responsável por intermediar o negócio.
O comunicado, assinado pelo diretor de Relações com Investidores da Embratel, Isaac Berensztejn, afirma que "a oferta tem por objetivo permitir um aumento da participação da Embratel no capital social da Net, em função da confiança da Embratel e de seus acionistas no incremento do mercado consumidor de TV por assinatura e de banda larga no país, bem como no modelo de gestão e de negócios desenvolvido pela Net".
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Net disse que ainda não se pronunciaria sobre o assunto. Já a Agência Nacional de Telecomunições (Anatel) explicou, por meio de sua assessoria, que como a oferta refere-se apenas à compra de ações preferenciais, ou seja, que não refletem no controle da empresa, a operação não depende de aprovação do órgão regulador.
A Net detém atualmente participação de 48% do mercado de TV por assinatura e 25% do mercado de banda larga e possui cerca de 3,9 milhões de clientes de TV por assinatura, 3,1 milhões de assinantes de internet em banda larga (Net Vírtua) e 2,8 milhões de assinantes de serviços de voz (Net Fone via Embratel). A rede da companhia atinge mais de 11 milhões de domicílios.
Controle
O controle da Net está hoje nas mãos da GB Empreendimentos e Participações S.A., que detém 51% das ações ordinárias (com direito a voto) da companhia. A própria Embratel possui 35,80% das ações ordinárias da empresa.
As informações são do G1