Acorda Cidade
O serviço público foi historicamente um caminho interessante a ser seguido por jovens e profissionais com mais tempo de mercado. Apesar de ter se tornado alvo de duras críticas nos últimos anos, ainda se apresenta como uma trajetória que conta com muitos benefícios aos trabalhadores. Assim, aqueles que se interessam pelo serviço público devem ficar atentos aos concursos previstos em todo o país.
As prefeituras apresentam hoje a esfera pública com maior número de funcionários. Segundo dados do Atlas do Estado Brasileiro, formulado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os contratados a nível federal são compostos por 1,2 milhão de pessoas, a nível estadual são 3,7 milhões de empregados e a nível municipal, o total é de 6,5 milhões de trabalhadores.
É importante contextualizar que, desde a década de 1970, o país passou por um processo de fortalecimento dos municípios e de descentralização de algumas políticas públicas que antes eram responsabilidade do poder federal. A ideia era impulsionar o poder municipal como provedor de alguns serviços básicos. Tal ideia foi fortalecida pela Constituição brasileira de 1988, que incumbia o município dos ensinos básico e fundamental, além de serviços básicos de saúde.
Ainda de acordo com estatísticas levantadas pelo IPEA, o volume de contratados pelas prefeituras por todo o Brasil aumentou em 175% em 21 anos. Em 1995, o total era de 2,4 milhões de funcionários, e em 2016 o dado pulou para 6,5 milhões de servidores. O crescimento em algumas cidades foi incrivelmente desmedido, e alguns servidores atualmente sofrem com atrasos nos salários e outros problemas. Ao mesmo tempo, o funcionalismo público ainda apresenta diversos benefícios.
Aos concurseiros não é preciso experiência prévia, e a maioria das vagas é direcionada a pessoas de nível médio. Assim que tiver passado na prova, o servidor tem uma estabilidade incomparável com o setor privado – há um estágio probatório de cerca de três anos e, após sua conclusão, o funcionário não pode ser demitido sem justa causa.
As condições de trabalho também são um destaque. Segundo dados fornecidos pelo Portal do Servidor, o salário do funcionário público é quase sempre superior ao do empregado privado e geralmente conta com bonificações. A qualidade de vida ainda ganha mais um ponto com o fato de a jornada de trabalho padrão ser de seis horas para a maioria dos cargos. Além disso, a ascensão profissional é baseada na progressão por tempo de serviço. Por último, mas não menos importante, está a aposentadoria. O servidor público ainda tem a possibilidade de se aposentar com o salário integral.
O recado a quem visa prestar algum concurso é ficar atento às notícias para não ser pego de surpresa em alguma mudança que possa ser realizada pelo governo.