Bahia

Brasil tem 4,3 milhões de idosos vivendo sozinhos; coronavírus muda rotinas e impõe desafios

No grupo de risco da Covid-19, pessoas com mais de 65 anos enfrentam dificuldades para seguir a rotina com isolamento social e contam com ajuda de familiares, vizinhos e amigos.

Acorda Cidade

Mais de 4 milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Além de estarem no grupo de risco do novo coronavírus, essas pessoas enfrentam dificuldades para realizar tarefas cotidianas com as medidas que estão sendo adotadas para conter a propagação, como isolamento social, fechamento de comércio e serviços não essenciais e restrição de circulação. Para superar essas dificuldades, alguns recorrem aos familiares, amigos e vizinhos.

Segundo o instituto, a Bahia tem 325.104 idosos vivendo sozinhos, e São Paulo, o estado com a maior população idosa do país, tem 1.016.120.  O Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul têm o maior número de idosos vivendo sozinhos em relação à população total do estado, de acordo com os dados do IBGE.

No Rio, há 544 mil pessoas com mais de 65 anos morando sozinhas, ou 3,2% da população. Entre os gaúchos, há 351 mil idosos vivendo sós, ou 3,1% da população. O estado com menos idosos vivendo sozinhos é o Amapá, com 4,8 mil, ou 0,5% da população. As informações são do G1.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários