Avião da FAB desaparece na Amazônia

Aeronave partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM). FAB não informou o número de pessoas a bordo.

Aeronave partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM). FAB não informou o número de pessoas a bordo. 

Um avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM). O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não informou o número de pessoas a bordo do avião. No entanto, a ficha técnica da aeronave, disponível no site da FAB, diz que ela carrega de nove a 14 pessoas.

Equipes de resgate fazem buscas na região. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB são usados na operação. De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar.

 "É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica.

Rota da aeronave  

 (Editoria de Arte/ G1)

O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.

Nota da FAB

"O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas."

Do G1.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários