Brasil

Atleta morre após passar mal durante prova; ele foi internado na UTI com lesão grave e urina preta

De acordo com o hospital, a causa da morte de Dorgival Celerino foi hepatite fulminante e rabdomiólise, que causou o xixi preto.

atleta - corredor - Dorgival Celerino do Nascimento
Dorgival Celerino | Foto: Reprodução/Recife Running

Um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, no Agreste, na quarta-feira (24) por complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa a urina preta. Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova e, por causa do excesso do esforço físico, precisou ser levado a um hospital e estava internado na UTI.

Dorgival participou no domingo (21) de uma prova de 14 quilômetros de corrida. O corredor saiu da cidade de Pombos, a pouco mais de 65 km de distância do Recife, com direção à cidade de Gravatá, no Agreste. Na Serra das Russas, localizada entre as duas cidades, ele passou mal e foi levado a uma unidade de saúde de Gravatá.

Na segunda-feira (22), Dorgival foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O HRA informou em nota que ele ficou internado na UTI.

De acordo com o hospital, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.

Como acontece a rabdomiólise?

Ao g1, a médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, explicou que a doença acontece por uma lesão muscular aguda. Essa doença pode ser ocasionada pelo esforço excessivo durante atividades físicas ou quando o exercício é praticado por pessoas que ainda não estão preparadas.

Durante o exercício, nossos músculos passam por um processo natural de desgaste que gera microlesões das fibras musculares. Essa “quebra” das fibras musculares é uma resposta normal ao esforço físico e levam à ativação de enzimas. Elas são então metabolizadas pelo fígado e pelos rins.

“Quando treinamos muito intensamente, o músculo quebra mais e consequentemente os rins têm que filtrar mais. Isso gera um quadro de insuficiência aguda, as toxinas aumentam e a pessoa pode precisar de diálise ou até chegar à morte”, explicou a médica Karina Hatano.

Um caso de rabdomiólise ocorreu com a influenciadora Kamila Rigobeli em novembro de 2023. Ela participou de uma única aula experimental de spinning e sofreu o efeito tóxico do exercício intenso. Em um vídeo postado nas redes sociais, Kamila conta que foi à atividade com uma amiga e sentiu desconforto logo na saída. Nos dias seguintes, teve muita dor e precisou de internação depois que sua urina ficou preta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Evandro do Nascimento

Lair Ribeiro fala que quem corre corre par aa morte eu só faço caminhadas mas foi uma fatalidade e que DEUS conforte o coração da familia e amigos>

https://buscadordevagas.com.br/seja-porteiro-em-feira-de-santana-ba-atraves-do-curso-para-entrar-no-mercado-de-trabalho/

Cleiton

Se tivesse em casa, tomando uma cerveja gelada, não teria acontecido isso.
Meus pesamos aos familiares.

Antônio

Lamentável o acontecido! Ainda temos que ver um comentário desse frequentador de picadeiro.