AmBev obtém lucro de R$ 5,8 bi, aumento de 11,8% em relação a 2008

No ano da pior crise global, foram as vendas de cerveja no Brasil que impediram a AB InBev (a maior empresa mundial do setor) de ter uma contração ainda maior no seu resultado.
A companhia vendeu 0,8% menos cerveja no mundo no ano passado do que em 2008, com queda disseminada. O Brasil (AmBev) foi exceção entre os grandes mercados, com alta de 9,9% nas vendas em volume.

Segundo a fabricante de cervejas como Skol e Brahma, o crescimento das vendas no país se deve à melhora das condições econômicas e ao lançamento de produtos. Com isso, ela disse que conquistou no ano passado mais 1,2 ponto percentual na participação de mercado brasileiro, atingindo 68,7%.
No resto do mundo, o cenário foi bem diferente, mesmo em países que evitaram a recessão, caso da China, onde a AB InBev vendeu 2,4% menos cerveja que em 2008. Na Rússia, que foi, dos grandes emergentes, o mais atingido pela crise, a empresa teve queda de 13,1%.

No mundo rico, onde a crise foi ainda mais aguda, as quedas foram expressivas: na Alemanha, a contração foi de 4,9%, e, no Reino Unido, de 2,7%. Nos EUA (onde a InBev comprou, em 2008, por US$ 52 bilhões a Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser), o recuo foi de 1,9%.
O cenário da AB InBev não é muito diferente do registrado pela sua principal rival, a SABMiller. O último balanço de vendas da fabricante de origem sul-africana é de abril a setembro de 2009 e mostra queda de 1% nas vendas em volume.

Para este ano, a AB InBev, que lucrou US$ 4,6 bilhões em 2009, disse que espera um avanço "modesto nas vendas". No último trimestre de 2009, as vendas globais de cerveja cresceram 0,8% -no Brasil, a alta foi de 12,1%.
A AmBev teve lucro líquido de R$ 5,789 bilhões em 2009, alta de 11,8% na comparação com o resultado de 2008.
 

Informações do Folha de S.Paulo

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários