Serra Preta

Acamada, Idosa 93 anos é levada até agência bancária para retirar cartão

O banco informou que segue as regras do INSS relativas à comprovação de prova de vida pelo beneficiário ou procurador/representante legal.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo gravado na quarta-feira (23) mostra Cláudio Luis Figueiredo Mascarenhas, filho da idosa, Maria Marta de Jesus, de 93 anos, levando sua mãe acamada até uma agência do banco Bradesco, localizada na Praça Ranulfo de Macedo, em Serra Preta, na Bahia, para retirar o novo cartão que é utilizado para sacar um benefício social do INSS, (Instituto Nacional do Seguro Social). 

As imagens estão circulando nas redes sociais e causando revolta. Cláudio conversou com a reportagem do Acorda Cidade sobre a situação e sua ação de desespero.

Segundo ele, o cartão do benefício venceu e normalmente a central encaminha outro. No entanto, não foi o que ocorreu desta vez. Ele disse que o cartão chegou até a agência dos Correios e foi encaminhado para a agência da idosa, que solicitou que ela fosse pessoalmente realizar a retirada do novo cartão.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ele relatou que teve que solicitar uma ambulância na prefeitura para conseguir levar a mãe, que no ano passado sofreu uma fratura no fêmur e ficou debilitada. Por conta da artrose ela não consegue ficar sentada. 

“Eu fui antes lá para conversar com o gerente para que, se tivesse algum documento para assinar, que ele liberasse para eu levar para casa para ela assinar, para não ter o transtorno de levar ela lá, ele falou que não liberava”, disse o filho em entrevista ao Acorda Cidade. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ele contou que é bastante conhecido na cidade e que outros gerentes já haviam liberado em outras ocasiões. A carta que continha o cartão foi entregue a Cláudio e estava com o carimbo de recebimento do banco.

Foto: Arquivo Pessoal

“É um cartão, a correspondência é dela, se foi o Correio que mandou ele teria que devolver aos Correios. Ele foi irredutível e falou: ou você vai no cartório fazer uma procuração ou você freta uma ambulância, no final de tudo eu teria que pagar cento e tantos reais ao cartório, além de tudo fretar uma ambulância para levá-la a Irará (BA) ou pedir a prefeitura para tirar de um serviço de um hospital para ir até o INSS em Ipirá”, explicou.

Ao Acorda Cidade, Cláudio falou que foi exigida a ida de sua mãe para assinar o documento para conseguir efetuar a retirada do novo cartão, mas quando ele levou, não foi recolhida assinatura, nem digital da idosa. Além disso, ainda houve a tentativa de impedir a entrada da idosa com a maca. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Ela não assinou em nada, outro funcionário me entregou a correspondência e me pediu somente para confirmar a senha, eu confirmei e ela ficou na maca parada no banco. Criou um transtorno desnecessário, porque o procedimento de confirmar a senha foi eu que fiz e ela não assinou nada. Ele não trouxe nem o papel para ela colocar o dedo”, disse Cláudio. 

Ainda de acordo com Cláudio, que é morador do distrito de Fazenda Poço Grande, em Serra Preta, há outras pessoas na sua rua que passaram pela mesma situação, com a mesma agência. 

O que diz o banco:

Procurado pelo Acorda Cidade para tratar sobre o assunto, o banco disse que o caso já foi solucionado e lamentou o ocorrido. Confira a nota a seguir.

O Bradesco lamenta o ocorrido e esclarece que segue as regras do INSS relativas à comprovação de prova de vida pelo beneficiário ou procurador/representante legal (cadastrado no INSS). O assunto foi solucionado com o cliente.

Leia Também: 

Advogado esclarece como funciona Prova de Vida para beneficiários do INSS

Prova de vida passará a ser responsabilidade do INSS

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Quais as formas de fazer a Prova de Vida?

Prova de Vida presencial:

  • realizada no balcão de atendimento do órgão pagador;
  • realizada nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico).

Prova de Vida digital:

  • realizada no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial.

 Atenção! É o órgão que paga seus benefícios que define se você poderá fazer a Prova de Vida digital ou presencialmente.

Como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br?

A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.

Quem pode fazer a Prova de Vida digital pelo aplicativo gov.br?

O órgão que faz o pagamento dos seus benefícios irá te comunicar se você pode fazer a Prova de Vida pelo aplicativo gov.br e quando você deverá realizar esse procedimento.

A Prova de Vida digital no aplicativo gov.br pode ser feita por:

  • Aposentados;
  • Pensionistas ou beneficiários.

Atenção! Você deve possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE para fazer esse procedimento, pois a foto que você tira para o reconhecimento facial é validada nas bases da Senatran e da Justiça Eleitoral.

Veja abaixo a lista de órgãos que já se integraram à prova de vida digital do aplicativo gov.br:

  • INSS
  • SIGEPE – Servidores Públicos Federais
  • Exército Brasileiro
  • Força Aérea Brasileira
  • Marinha do Brasil
  • PMDF – Polícia Militar do Distrito Federal
  • CBMDF – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
  • SAEB – Secretaria de Administração do Estado da Bahia
  • MPF/PGR – Ministério Público Federal/Procuradoria-Geral da República
  • TRT 10 – Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
  • TRE/ES – Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo
  • STJ – Superior Tribunal de Justiça
  • TJRJ – Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
  • TST – Tribunal Superior do Trabalho

Com informações da jornalista Iasmim Santos, do Acorda Cidade, e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

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MARCELO RUBENS BEZERRA DE OLIVEIRA

Boa tarde, tô com um caso igualzinho ao do rapaz, a diferença que minha mãe não assina mais. Ela tem 93 anos, acamada, fala baixo ou seja sem condições. O cartão dela vai vencer em julho 2024, fui saber o procedimento, expliquei situação da minha mãe e o rapaz falou que automaticamente chega outro cartão. Aí expliquei situação da minha mãe e o rapaz falou que tem que ter uma procuração e que essa só vale por três meses. Pra fazer uma procuração tem que ter laudo, pra conseguir laudo o médico vai querer saber pra que essa procuração? Falei sso com um médico e ele falou que no caso da minha mãe ela não pode assinar uma procuração e falou que meu caso seja de CURATELA. O que faço, pode me ajudar, sou filho e cuidador ao mesmo tempo.

Doralice Guimarães

Vou passar com meu pai esse mês ,ele tem 97 anos e tem problemas de coluna e coração não pode andar .Recebe na Caixa Econômica , espero que não aconteça o mesmo .Moro em Caeté M.G. acidade está com muito idosos e acho que vai ser problemas se todos forem de maca ou cadeira de rodas para o banco

Mara rios

Por ser conhecido na cidade e os outros gerentes liberarem , ele achou que estaria com razão, mas o certo é certo e pra ele ter razão há muito tempo já deveria ter a procuração e outro ponto se de fato ele estivesse correto seria apropriado uma denúncia ao ministério público e não um vídeo pra espalhar nas redes sociais. As regras sempre existiram e foram feitas para serem cumpridas, o problema do brasileiro é o jeitinho como foi citado na reportagem. Direito tem quem direito anda.

alvaro gouvea

Falta humanidade e inteligência. Socorro Lula!

Ricardo

Absurdo isso, que país é esse? Falta de respeito com o ser humano, se fosse um golpista, com certeza conseguiria sacar sem muita dificuldade, Lula entrou, o que poderia melhorar, vai piorar, mas isso é poltíca. Um caso desse tipo, até o gerente poderia ter sido mais maleável, ter se dirigido até a casa da Iososa, confrontar os documentos originais com a pessoa e tudo estaria bem, chegar nesse ponto, é o cume do absurdo! Bradesco, vamos fazer a diferença, se o país não faz muita coisa, tenta vocês mesmos ao menos melhorar a vida de seus clientes e tratar para que isso não se repita mais porque a imagem de vocês com certeza ficou também manchada!

Norma

Não consigo entender porque prova de vida , se assim que há falecimento , imediatamente é bloqueada sua conta bancária, então não entendo, o cartório comunica diretamente ao banco.

Robson Amauri

Banco ***.. trata mal todos os seus clientes

Cardoso

Não é nada disso!!! O filho que tem que ter uma procuração junto ao INSS para ser responsável pela mãe, caso contrário o banco precisa SIM comprovar que ela está viva, e outra coisa , é de uma falta de respeito muito grande oq esse filho fez, quer ser responsável pelo pagamento da mãe , então seja responsável por ela junto ao INSS primeiro. E outra coisa, era só comunicar que a mãe estava na ambulância que o funcionário iria lá fora pra confirmar, é difícil o Brasil fazer alguma coisa certa, e quando faz vem a população acostumada com o errado.

Ornella De Franceschi

Fiz comentário anterior ref a idosa/ Banco. Eu escrevi MACA, mas como celular acha que tem vida própria, ficou a palavra MAÇÃ. Desculpem!

Ornella De Franceschi

Esse gerente Banco precisa renovar em seu íntimo o que significam : o respeito e amor ao próximo. Atitude vergonhosa referente à idosa levada numa maçã para fazer a prova de vida.

Edson

GOSTARIA DE ME DIRIGIR AO SR *** , QUE POSSIVELMENTE VIRA AS COSTAS PARA ESSE TIPO DE CONDUTA E DEPOIS O BANCO SOLTA UMA NOTINHA LAMENTANDO O EPISODIO É COM UMA SÉRIE DE DESCULPINHAS.
É SR ****r….. NAO É SUA MÃE NE????
PARA VER COMO SAO AS COISAS, OS GERENTES SÃO COBRADOS POR METAS ABUSIVAS E EM MUITAS VEZES ATÉ INATINGIVEL.
***
MUITOS FUNCIONÁRIOS APRESENTA PROBLEMAS DE SAÚDE.
E VEJAM O QUE ACONTECE SE UM CLIENTE SE PROPÕE A COMPRAR UM PRODUTO, POR EXEMPLO, UM TITULO DE CAPITALIZAÇÃO, UM CONSÓRCIO, UM SEGURO DE VIDA.
SÓ QUE O CLIENTE NAO SABE FAZER ASSINATURA ELETRONICA.
SABE O QUE ACONTECE? O GERENTE VAI ATÉ A CADA DESS(a) CLIENTE PARA PEGAR A ASSINATURA.
INCRIVEL NÉ ?? !!
AGORA PARA COMPROVACAO DE VIDA…..ANH COMO ISSO NAO DARÁ RETORNO ALGUM , TAO POUCO BAYER ALGUMA META , ACABAM QUE FAZENDO ESSE ABSURDO!
O RAPAZ NAO FOI NA AGENCIA E EXPLICOU O QUE ESTAVA OCORRENDO?
EXPLICA AI ***……
FALTA DE RESPEITO ! GALTA DE SENSIBILIDADE, FALTA DE EMPATIA.
ESTOU DISPONIVEL PARA FALAR COM O SR, SÓ RESPONDER ESSA MSG QUE PASSO MEU EMAIL É POR EMAIL PASSO MEU TELEFONE E AI LHE DIGO TODAS AS POSSIBILIDADES QUE OS INEXPERIENTES PODERIAM FAZER.

Ester Santana

Que País é esse?

Danielly

Pior banco, já passei muitos perrengues com meu pai nesse banco. Tão simples de resolver, pq não disponibiliza um funcionário pra fazer visitas a esses clientes a domicílio?!, afinal de contas esses clientes são quem paga esses funcionários.

Jessica

Todos estão vendo o lado dessa idosa e desse filho certo, é revoltante realmente é uma pessoa acamada ter que ir numa agência. Mais eu vou e volto, uma senhora nessa idade o filho já deveria ter uma procuração se ela não responde mais por ela mesma, o correto é ter uma procuração para resolver todas pendências sem precisar passar por constrangimento. Não vivemos no país perfeito e fraudes existem e todos sabem disso, se você é responsável por alguém que não pode se locomover vire procurador, por as pessoas tem que comprar a lei e a lei existe. Melhor do que fazer vídeo e colocar em rede social causando revolta quando não está certo, querendo da o famoso jeitinho brasileiro.

Regina Maria Tavares

esse portal do Gov. Br, nem sempre funciona para a prova digital. Depende o tipo de conta se é prata ou ouro. Eu já fui curadora da minha avó e o banco Itaú, não aceitou fazer um saque na agência desse banco. Tive que levar ela. A idade dela época era 91 anos e havia sofrido uma cirurgia de fêmur. Esse documento de curadoria era emitido pelo juiz em 2008 e como é até hoje. Na verdade, os bancos arrumam problemas para ficar dinheiro na conta dos correntistas ou salários para investirem em aplicações ou outros. Eles não respeitam os aposentados e driblam a lei com burocracias inexistente.

Rosangela de Fátima Barros

Se os cartórios são interligados com o INSS, saberiam que que ela está viva. Enquanto existirem gerentes despreparados e desenformados e burocracia, o povo irá sempre passar por desrespeito e humilhação. Coitada dessa senhora e sua família. Ter de passar por tudo isso para fazer valer do seu direito.

Amilton

Também tive que levar minha mãe com 97anos que está com andador para pedir cartão novo, também Bradesco, e uma ***

Antonio

Existem assistentes sociais ,no INSS,para fazer várias verificações, quando é para retirar qualquer tipo de benefício,irregular,mas quando é necessário uma simples comprovação de vida,de uma pessoa com 93 anos ,que não são muitas não tem,simples assim

Marcia

Gente, quando uma pessoa já está muito idosa ou enfrentando dificuldades de saúde tem que fazer uma procuração junto ao inss que o representante poderá fazer tudo, pegar cartão, assinar cadastro, fazer prova de vida. As familias não fazem isso e querem sempre dar um “jeitinho” e colocam a culpa na agência bancária que só presta um serviço. Existe uma maneira certa e não causa transtorno ou constrangimento, mas as famílias não fazem e querem ser as vítimas. Os primeiros que devem respeitar o idoso é a própria família. Não joguem a responsabilidade para cima dos outros.

Kelly

Absurdo é o filho, sendo responsável por ela, não ter feito uma procuração para representá-la! A culpa não é do banco, porque se entregasse a alguém sem poderes para representá-la poderia ser processado, além de expor a cliente a possível fraude.

JOSÉ FERREIRA ALVES

Olha o problema tá no filho que em nenhum momento pensou em fazer uma procuração já que a mãe tá com uma idade avançada e com problemas de saúde e locomoção. O Banco e o gerente seguiu os normativos impostos e ae daquele Funci que não segue as normas! Simples seria a procuração que o filho não fez em nenhum momento sabendo do problema da mãe.

Arlene Aguilar

Imaginem vocês que meu irmão de 65 anos queimou 60% do corpo, estava internado e a filha tentou receber para cuidar dele é não conseguiu, mesmo levando o laudo assinado pelo médico. Após 2 meses no hospital, teve alta e teve que ir até outra cidade para retirar o novo cartão.

Paulo

Esse tipo de absurdo surreal só podia acontecer no Brasil! Enquanto a *** correm soltos, os mais humildes passam por esse tipo absurdo de burocracia por parte do INSS

Jorge Rubenson

Nada disso é novidade, – no Rio Grande do Sul, agência da CEF de Viamão -RS, a gerência impediu que um funcionário fosse até o carro
para identificar a minha mãe, – uma Sra.de mais de Cem (+100) anos.
Logo a CEF, que se diz Banco do Povo.
Vergonha!
Falta de Respeito!
Esse tipo de cafajeste tem que ser banido dos bancos.

Dilma

Aconteceu a mesma coisa com a minha mãe que é a camada só não levei ela numa agência porque não tive coragem mas coloquei na justiça para receber

Luciana Santos

Banco de ***. Era só o gerente ir até a casa da idosa e constatar que está viva. Falta de amor com os menos favorecido. Leis de merda que protegem a gente de nada contra essas empresas privadas. Essa gerente tinha que ficar presa pra aprender a tratar as pessoas com respeito. A justiça de Deus uma hora vai chegar pra vc, se preocupa não.

Adriana C

Não custava nada o banco liberar um funcionário para esse fim…no caso como o dessa senhora ir até a residência. Um completo absurdo. Bradesco decepcionou…

Marcia

O banco *** de Jacuípe BA também tem dessas. Tudo eu tinha que levar minha vó. Não aceitaram abrir conta poupança mas a conta corrente aceitaram na mesma hora só pq tem tarifa bancária mensal. Minha vó infelizmente faleceu fui ao banco duas vezes pedir p encerrar conta, nem se quer receberam o comunicado . Nem viva ,nem morta o Bradesco teve respeito . É um banco capitalista e ponto final e que se dane a parte humana . Fora outros episódios que aconteceram lá q se eu contar ninguém vai acreditar, q foi o absurdo do absurdo. Vergonhoso , parece que trabalham lá só máquinas e não seres humanos .

Luzia Martins

Se for mesmo exigência do inss
não seria mais humano ir um funcionário até a residência?

Maria José Torres dos Santos

Isso é no mínimo um absurdo. Esse filho tem todo o direito de processar ***. É causa ganha com certeza. Onde já se viu o filho e a mãe passar por essa humilhação, sem contar com o transtorno causado aos dois. Isso não pode ficar impune de forma alguma.

Bernardethe pereira de Souza

Mais é tão fácil fazer prova de vida,
Só baixar o aplicativo e tirar uma foto.
Ou vai em uma agência do INSS e faz uma procuração pra ti.

Ana Lúcia

Coisa vergonhosa. Lamentável esse tipo de coisa. E é desumano.

Terezinha Gilda Lohn da Silva

E se for realizado uma CURATELA, é um dilema. Muita burocracia e um caminhão de dinheiro para advogados e no fórum. Mês que vem faz um ano que estamos esperando que o juiz mude a data de um alvará para poder vender algum imóvel para custear gastos… Bem na hora de mais necessidades. Complicado envelhecer! O sistema não está preparado para atender todos os tipos de pessoas. Complicado mesmo!

Eliene

Lamentável isso! Pouca especialização do gerente do banco, se a senhora não pode ir ele mesmo poderia enviar para o endereço da senhora, mas quem sabe o que esta plantando, não tem medo da colheita.

Darci garcia de melo

Absurdo. Gerente sem noção

Paulo de Moura

Esse banco *** ,tinha que ser.

David reisender

Quanto comentário sem noção não sabendo como normas funcionam. O filho é negligente em não fazer procuração. São muitos casos onde se quebra o galho de não entregar para a pessoa e ela pega empréstimo…arrebenta com a conta e depois vem protestar dizendo que não assinou…outra soluçao era ter aberto uma conta faz tempo e receber direto na conta…nem isso o filho providenciou.

Maria

Eu acho q o INSS ou os bancos deveriam ter um funcionário para resolver este tipo de situação. Muito triste♥️

Amtonio clarete de Souza

Que absurdo, esse *** ou a instituição bancária não poderia mandar o gerente até a residência da idosa fazer a comprovação , isso e despreparado pra lidar com pessoas idosas um caso muito simples de resolver mas falta inteligência e respeito com o ser humano

Fabricia Alves

Infelizmente é um país de quinto mundo,pois de terceiro não há mais nada a não ser a riqueza,o país tem leis,mais tbm tem muitos leigos,pessoas que preferem serem moleques até os 17 ao invés de buscar estudar e obter conhecimento pra não ter que passar por tais situações e assim erradica-las da sociedade.mais além da ignorância,o país tem órgãos que são bem remunerados para defender essas pessoas que não buscaram ou não tiveram condições de buscar tão conhecimento,os tributos são pagos,são cobrados mensalmente por todo trabalhador,talvez esteja na hora de não reformar a previdência,e sim criar um novo órgão mais justo e com menos poder e sim prestador de serviço

Allison Lannes

Parabéns. Provou que só interessa o $. Se fosse um milionário o tal *** teria oferecido até levar na casa dele. Humanidade zero. Por isso bancos assim já passaram da hora de falir. Quero mais que fechen as portas.

Adriana

Existe a possibilidade dele ser representante legal da mãe, uma questão dele ir até a defensoria pública e ser mais responsável com o financeiro da mãe e não ficar como a maioria, fazendo sensacionalismo em cima se uma situação que ele deixou de buscar solução jurídica !

Cristina Silva

Eu faria o mesmo! Se fosse um bandido forjando documentos ***! O banco teria que no mínimo tirar esse gerente dessa agência. Esse rapaz tem todo meu apoio!

Alex Costa Vieira

Isso é um total desrespeito a vida, seja do banco ou do INSS. Porque *** não enviam lá na casa dela um funcionário fantasiado de homem “bons”.

Damaris

O quê mais tem é parente que pega o cartão do idoso, se apodera dele e do benefício. Se o banco entregasse para qualquer um, a família teria ido na justiça pedir indenização.
A idosa confia tanto nos parentes que não nomeou procurador.
E, as regras são do INSS, o funcionário do banco NÃO tem autorização para ir na casa de beneficiários fazer este serviço. Para isso o INSS tem assistente social.
Procurem se informar para não ficar culpando quem apenas está cumprindo suas funções como empregado de uma instituição. Ninguém aqui, colocaria seu emprego em risco, podendo levar processo para liberar cartão (por consequência dinheiro) de terceiros.

Pedro Donizete Barboza

Isso é uma vergonha,já tive conta nesse banco e mudei porque eles não tem carinho e atenção com os clientes

Johnson mach

O *** daqui de ponta grossa Paraná também tem essa mesma atitude! Ou a pessoa vai ou tem quer ir ao cartório! Minha sogra sempre passa por isto!

Lucia Helena

Não estou defendendo o banco não mais o INSS orienta para fazer uma curatela ou uma declaração enquanto eles estão podendo assinar eu fiz da minha mãe para não acontecer isso

Creuzelina Alves

O banco lamenta um ocorrido, criado por ele.

Sebastião Castro

Absurdo isso. Esse gerente e esse banco devem ser MULTADOS!!!