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A terceira rodada da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro mostra que Viracopos, Vitória e Galeão são os melhores aeroportos do País em suas respectivas categorias. O levantamento realizado diariamente pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação aponta ainda que Viracopos é o melhor terminal entre todos os 20 avaliados nos meses de julho a setembro. Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, Viracopos alcançou a nota 4,74.
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A pesquisa divide os 20 aeroportos em três categorias: até 5 milhões de passageiros por ano; de 5 a 15 milhões; acima de 15 milhões. Viracopos está no grupo que movimenta de 5 a 15 milhões, o qual traz o aeroporto de Curitiba (PR) como o segundo melhor da categoria, com nota de satisfação de 4,72, seguido de Fortaleza (CE), com 4,21, e Salvador (BA), com 4,26.
Entre os oito terminais da categoria que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Vitória (ES) foi novamente o mais bem avaliado, com 4,59, seguido dos terminas de Manaus (AM) e Maceió (AL), empatados com 4,51. Florianópolis foi o único que não atingiu a nota 4, meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Já no grupo que movimenta acima de 15 milhões de viajantes anuais, Galeão (RJ) ficou com a maior nota da categoria, pela primeira vez, 4,45, seguido de Brasília (DF), 4,41, Guarulhos (SP), 4,39, e Congonhas (SP) com 4,36. Esses 20 aeroportos são responsáveis por 87% da movimentação no Brasil.
SATISFAÇÃO GERAL – Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons". A média de Satisfação Geral chegou a 4,36.
O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.
ABAIXO DA META – Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93.
A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.