Nos últimos 14 anos, condutores pagaram cerca de R$ 3,8 bilhões em pedágios à ViaBahia. Apesar do alto faturamento, a concessionária, responsável por trechos da BR-116 e da BR-324, coleciona reclamações em relação à má conservação das estradas.
Após mais de uma década de prestação de serviços em meio a insatisfação de condutores, a empresa deixará o controle das rodovias em dezembro deste ano. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou a saída da ViaBahia no último sábado, dia 21 de setembro.
O contrato de concessão do sistema rodoviário tem duração de 25 anos, ou seja, a empresa poderia ficar até 2034. A ViaBahia sairá 10 anos antes do prazo estabelecido no contrato.
Faturamento
De acordo com um levantamento feito pelo portal Acorda Cidade, os demonstrativos financeiros disponibilizados no site da empresa indicam que condutores de veículos leves e pesados pagaram, em média, R$ 22 milhões por mês em pedágios entre os anos de 2010 e 2023.
Somente no último ano, a empresa faturou pouco mais de R$ 426 milhões em pedágios, um crescimento de 18,24% em relação ao ano anterior.
Em operação desde 2009, a ViaBahia é responsável pelo trecho da BR-116, que vai de Feira de Santana até a divisa do estado com Minas Gerais, e pelo trecho da BR-324, que liga Feira de Santana a Salvador. Ao todo, a empresa administra 680,6 km de rodovias no estado, cortando 27 municípios baianos.
A Viabahia iniciou a cobrança de pedágios nas BRs 116 e 324 em 2010. Durante 14 anos de cobrança foram arrecadados R$ 3.825.832.000,00 (três bilhões, oitocentos e vinte e cinco milhões, oitocentos e trinta e dois mil reais).
Fluxo
Com duas praças de pedágio, o trecho que estabelece a conexão entre Feira de Santana e a capital do estado é o que registra, em média, o maior fluxo de veículos. Somente em agosto deste ano, cerca de 2,3 milhões de veículos utilizaram o trajeto. Em 2023, aproximadamente 39,8 milhões de usuários pagantes utilizaram as rodovias administradas pela ViaBahia.
Críticas
Nos últimos anos, a concessionária passou a ser alvo de críticas recorrentes por parte dos condutores. Buracos e elevações irregulares, solicitações de passarelas, pontos de congestionamento e iluminaçãoo insuficiente fazem parte da lista de reclamações.
O que diz a ViaBahia?
A reportagem do portal Acorda Cidade procurou a Viabahia solicitando um retorno sobre o conteúdo desta matéria. A empresa se manifestou através da seguinte nota:
A Viabahia já executou 91% das obras previstas em seu contrato original, com investimentos que ultrapassaram R$ 2,3 bilhões. As obras de duplicação condicionada ainda aguardam o reequilíbrio contratual, que também prevê a implantação de terceiras faixas em trechos da BR-324 quando o volume de veículos atingir o índice previsto em contrato, o que ainda não ocorreu.
Em 3 de agosto de 2022, a Corte Especial do STJ decidiu, por unanimidade, que a concessionária não poderia sofrer nenhuma sanção decorrente das obrigações suspensas até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizasse a revisão contratual e restabelecesse o equilíbrio econômico-financeiro da operação.
Diante da perspectiva de retomada dos investimentos, reiteramos nossa confiança no governo e na solução consensual, que viabilizará os investimentos nas rodovias, a melhoria do conforto dos usuários, a criação de empregos e uma maior contribuição para a economia da Bahia e do Brasil. Este é o momento de repactuar o contrato para seguirmos em frente.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
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