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As vendas no comércio varejista baiano cresceram 3,4% em novembro de 2019, na comparação com igual mês do ano anterior. Essa taxa supera a média nacional, que registrou a expansão no volume de negócios de 2,9% em relação à mesma base de comparação, e acumula, de janeiro a novembro, avanço de 1,5% frente a igual período de 2018. Na análise sazonal, o comércio varejista no estado baiano foi positivo em 4,0%, melhor taxa nessa comparação desde novembro de 2018 (6,7%). Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
“Importante ressaltar que este resultado é reflexo da melhoria no mercado de trabalho baiano. De acordo com os dados do IBGE, a Bahia gerou 3.958 novos empregos com carteira assinada em novembro. No acumulado do ano, até novembro, foram gerados 41.964 novos postos de trabalho, colocando a Bahia líder na geração de empregos no Nordeste, e na 5ª posição no cenário nacional”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
O resultado registrado para o varejo baiano nesse mês também se justifica pela proximidade das festas de final de ano, período em que alguns consumidores com a antecipação do décimo terceiro se preparam para as comemorações do Natal, ao aumento das vendas online, devido às promoções como a Black Friday que vem ocorrendo nos meses de novembro, e pela influência do efeito positivo da liberação do FGTS e PIS/PASEP.
Por atividade, os dados do comércio varejista do estado baiano, em novembro de 2019, quando comparados aos de novembro de 2018, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, destacaram-se Móveis e eletrodomésticos (26,0%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (21,0%), Combustíveis e lubrificantes (6,9%), Tecidos, vestuário e calçados (5,2%), e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%). Nos demais segmentos, as variações foram negativas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,7%), e Livros, jornais, revistas e papelaria (-21,6%).
O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou crescimento nas vendas de 4,1%, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação ficou em 0,9%. O segmento Veículos, motos, partes e peças teve crescimento de 3,7% nas vendas em novembro de 2019, em relação à igual mês do ano anterior. Em relação ao segmento Material de construção, as vendas no mês de novembro foram positivas em 11,4%, na comparação com o mesmo mês de 2018.