Bahia

Vendas do varejo baiano registram crescimento de 7,4% em 2024

No varejo nacional a expansão anual foi de 4,7%, com estabilidade de -0,1% na série livre de influências sazonais e 2,0% no mês comparado a igual período do ano passado.

varejo baiano
Foto: Divulgação

As vendas do comércio varejista baiano fecharam o ano de 2024 com crescimento de 7,4%, tendo registrado no mês de dezembro a taxa 1,1%, frente ao mês imediatamente anterior, e 4,3%, em relação a igual mês de 2023. No varejo nacional a expansão anual foi de 4,7%, com estabilidade de -0,1% na série livre de influências sazonais e 2,0% no mês comparado a igual período do ano passado. Com relação à análise mensal, a expansão dos negócios na Bahia ocorre pelo vigésimo sexto mês consecutivo. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Em dezembro, a expansão verificada nas vendas novamente foi resultado do comportamento dos segmentos de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%), seguido por Móveis e eletrodomésticos (14,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%). A influência negativa veio do segmento de Combustíveis e lubrificantes com a taxa de -5,2%. Nesse mês, o incremento observado nas vendas do setor pode ser atribuído ao impulso das datas festivas e do aquecimento do mercado de trabalho. Apesar do ritmo arrefecido, quando observado o mês imediatamente anterior, o comportamento do varejo baiano chama atenção, pois cresceu mesmo sobre uma taxa positiva registrada em igual mês de 2023 (3,2%).

Quanto ao comportamento no acumulado do ano, tem-se que a taxa de 7,4% foi superior ao nacional (4,7%) e o 6º entre os estados da federação. E as taxas dos segmentos de maiores contribuições no mês foram para o ano positivas em 9,9%, 8,1% e 13,4%, respectivamente para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Móveis e eletrodomésticos e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético.

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o crescimento anual nas vendas foi de 6,1%. Em relação ao mês imediatamente anterior e na comparação a igual mês do ano anterior, o crescimento alcançou a taxa de 1,9%.

Na mesma base de comparação, os segmentos de Veículos, motocicletas, partes e peças e Material de construção registraram no ano taxas positivas de 16,7% e 14,5%, respectivamente. Ao passo que Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou variação negativa (-10,0%).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários