Acorda Cidade
Os motoristas que trafegarem pelo Sistema BA 093 neste feriadão de São João vão encontrar estradas em boas condições de trafegabilidade. Para atender os usuários que irão participar das festas juninas nos municípios baianos, em particular os que margeiam o sistema, a Concessionária Bahia Norte vai trabalhar com todo seu efetivo de operações, com mais de 300 profissionais, em regime de plantão 24h.
De acordo com a assessoria de comunicação, quatro bases de apoio operacional estarão atuando 24h por dia, com viaturas médicas, equipes de paramédicos e carros guinchos. Os serviços poderão ser acionados através do telefone 0800.600.0093. Todo efetivo que atua nas praças de pedágio estará trabalhando, com as cabines funcionando na sua totalidade nas horas de maior movimento. Neste período, as obras serão suspensas para evitar impacto no trãnsito.
CUIDADOS
Cuidados simples e rotineiros podem fazer toda a diferença para quem vai curtir uma viagem com a família ou com os amigos neste feriadão.
1. A atenção nas estradas, com o carro e com as condições físicas do motorista e dos passageiros são aspectos que podem contribuir muito para que o lazer seja tranqüilo e sem riscos.
2. Hidratação – Especialistas em segurança no trânsito recomendam que para enfrentar muitas horas de estrada, é importante que os motoristas e os passageiros tenham uma hidratação correta, além de evitar alimentos pesados e nunca ingerir bebida alcoólica. “Sabemos que um grande índice de acidentes nas estradas é ocasionado pela combinação de álcool e direção. Com as festas dessa época do ano, os motoristas não devem fazer esta combinação”, afirma o gerente de Operações da Concessionária Bahia Norte, Carlos Alejandro.
3. A revisão do carro é um importante passo que não pode ser esquecido. É preciso verificar o sistema mecânico, e não esquecer de itens como pneus e o próprio combustível.
4. Combustível – “É bastante freqüente que, em viagens, ocorra o que chamamos de ‘pane seca’, que é a falta de combustível no caminho”, alerta Alejandro. Para evitar o problema, basta se certificar que o carro está abastecido com combustível suficiente para chegar ao destino, e, no caso de viagens muito longas, não esquecer de programar locais e horários de reabastecer. Outro aspecto que pode evitar transtornos na viagem é revisar a documentação do veículo e do motorista, para verificar se tudo em está em dia.
5. Imprudência – Além disso, os motoristas devem se lembrar que a imprudência é uma das grandes causas de morte nas estradas, e ficar atento a sinalização, especialmente nas ultrapassagens. “Riscos desnecessários podem e devem ser evitados, para que a viagem seja apenas diversão”, conclui Alejandro.