Acorda Cidade
Parte da tubulação do hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, se rompeu na manhã desta sexta-feira (7). A unidade médica, que é exclusiva para o tratamento de pessoas com Covid-19, teve 30 leitos alagados. Por causa do vazamento, o forro do teto de gesso caiu parcialmente. Não há feridos.
Uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficou inundada, e os pacientes que estavam internados no local foram removidos para outras sessões do mesmo hospital. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram à Arena Fonte Nova, para auxiliar nas transferências.
Vinte pacientes foram relocados para outras alas dentro do próprio hospital de campanha. As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que administra a unidade, informou que há previsão de que outros 10 pacientes sejam transferidos para unidades que também atendem infectados por Covid-19.
Nesta sexta-feira, o hospital de campanha tem 200 leitos, distribuídos entre clínicos e de UTI. Dos 100 leitos de UTI, 80 leitos estão ocupados e apenas 20 vagos. Esses 20 receberão os pacientes relocados do próprio hospital. Além disso, 39 dos 100 leitos clínicos também estão com pacientes.
Ainda em nota, as OSID ressaltaram que o rompimento da tubulação foi uma situação pontual, sem impacto no funcionamento do hospital. As medidas de manutenção foram iniciadas imediatamente e os reparos deverão ser concluídos ainda nesta sexta.
Por meio de nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) informou que o rompimento da tubulação foi decorrente de um vazamento nas instalações internas da estrutura.
Fonte: G1