Salvador

Três mil policiais civis são mobilizados para o Carnaval

No interior do estado, o Depin reforçará o efetivo nas unidades subordinadas às seguintes Coordenadorias Regionais (Coorpins): Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras, Seabra, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha e Santa Maria da Vitória.

Acorda Cidade

Para garantir a segurança do folião e prestar um melhor serviço à população durante o período carnavalesco, a Polícia Civil da Bahia vai mobilizar três mil servidores, entre delegados, escrivães, agentes e auxiliares técnicos e administrativos, nos dias de festa.  Em Salvador, o plano operacional inclui a implantação de 15 Postos Policiais Integrados (PPI), sendo sete no Circuito Centro e oito no Circuito Orla. Quatro Centrais de Flagrantes, instaladas em Ondina, Ladeira da Montanha, Piedade, e dois postos exclusivos da Polícia Civil, um no Largo Dois de Julho e outro na Rua Airosa Galvão (Barra), completam o conjunto de instalações.


Nos bairros onde houver Carnaval, será mantida uma Delegacia Especial de Área (DEA).  Em Itapuã, Periperi e Cajazeiras serão instaladas DEAs, todas subordinadas ao Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), que coordena a atuação da Polícia Civil no maior Carnaval de rua do mundo.  O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), com 11 equipes do Grupo Força e Reação, e o Departamento de Narcóticos (Denarc) também estarão presentes nos circuitos da festa.


PPIs

No atendimento às patrulhas, após a lavratura da ocorrência policial, os envolvidos em algum delito serão mantidos no PPI, sendo encaminhados posteriormente ao Complexo Policial dos Barris, onde será feita uma triagem geral de presos ao final de cada plantão. Em caso de flagrante ou termo circunstanciado, o detido será encaminhado à Central de Flagrante mais próxima para a lavratura do procedimento.


Implantados estrategicamente nos circuitos Dodô/Orla e Osmar/Centro, os postos vão funcionar com um efetivo médio de dez profissionais, entre delegado, escrivão, coordenador de equipe, investigadordigitador, para atendimento ao público e às patrulhas, no horário de 7h às 19 horas e das 19h às 7 horas do dia imediato. Nessas unidades pode ser registrado qualquer tipo de ocorrência, inclusive envolvendo custódia de presos, que todos os PPIs dispõem de duas a quatro celas. Carros presídios ficarão estacionados nas imediações dos postos.


Localização

Os PPIs vão funcionar nos seguintes pontos: Campo Grande (em frente ao antigo Palácio Arquiepiscopal); Teatro Castro Alves; Passeio Público; Gabinete Português de Leitura; Largo de São Bento; Praça Castro Alves; Mirante dos Aflitos; Farol da Barra; Rua Alfredo Magalhães (Barra); Rua Marques de Leão/Travessa Marques de Leão; estacionamento do Shopping Barra; Morro do Gato; Avenida Sabino Silva; Avenida Oceânica e Avenida Ademar de Barros (Ondina).


As centrais de flagrante funcionarão no Alto da Ladeira da Montanha (imediações da Praça Castro Alves), no pátio do prédio da Polícia Civil (em frente à antiga sede da Polinter), no Vitória Center e no Campus da Ufba, em Ondina. Estas unidades vão contar com um delegado coordenador.
 

Adolescente

Quatro postos da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) estarão no Passeio Público (Campo Grande); no pátio da Polícia Civil (Piedade), no estacionamento do Shopping Barra e na Avenida Ademar de Barros. Na Praça da Sereia, em Itapuã, na Praça da Revolução, em Periperi, e no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, o folião contará com DEAs durante o Carnaval.


Todas as unidades especializadas da Polícia Civil, entre as quais a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal, e Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), na região do Iguatemi, manterão os plantões normais, com o reforço de delegados, escrivães e agentes. A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) também permanecerá com o seu efetivo de prontidão para qualquer situação de risco.


No interior do estado, o Departamento de Polícia do Interior (Depin) reforçará o efetivo nas unidades subordinadas às seguintes Coordenadorias Regionais (Coorpins): Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras, Seabra, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha e Santa Maria da Vitória.


Delegacia Digital
 

A atuação da Delegacia Digital no Carnaval 2012 será intensificada para melhorar o atendimento ao cidadão, que poderá registrar na unidade virtual da Polícia Civil (www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br) ocorrências como extravio ou roubo de documentos e objetos, furto de veículos e pessoas desaparecidas. O serviço funciona 24 horas e delegados, agentes e auxiliares administrativos vão se revezar em quatro plantões diários.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários