Laiane Cruz
O inspetor da Guarda Municipal de Feira de Santana, Ailton de Almeida Cerqueira, encontrou uma tartaruga, morta no momento em que tomava banho de mar na Praia do Sol, distrito de Saubara, onde ele e a família têm uma residência.
O inspetor relatou ao Acorda Cidade, que a tartaruga estava morta e foi vista boiando na água por diversos banhistas. O fato ocorreu no último dia 12 de fevereiro.
“Estávamos tomando banho na praia, quando vimos algo dentro do mar. Algumas pessoas correram, e eu fiquei prestando atenção. Vi que se tratava de uma tartaruga, porque deu para visualizar o casco. Adentrei o mar e retirei o animal. Estava com mal cheiro. Media aproximadamente 1 metro e tinha cerca de 30 quilos. Retirei da água e coloquei em um local onde tinha lixo, para que na manhã seguinte os garis a levassem para o local devido”, relatou.
Segundo o guarda, além da tartaruga, havia também no mar alguns peixes mortos, os quais foram retirados.
“Apareceram também alguns peixes de pequeno porte na Praia do Sol e um mal cheiro horrível. Eu retirei alguns peixes mortos. Precisamos levar ao conhecimento das autoridades competentes, para que tomem as medidas cabíveis. Já estava morta a tartaruga. Aí coloquei onde já tinha lixo, onde os garis passam recolhendo. Eu não informei a nenhum órgão naquele momento porque não encontrei ninguém, nem a Polícia Militar nem a fiscalização da prefeitura de Saubara, e por conta disso coloquei a tartaruga no lixo, para à noite, quando a maré subisse, ela não retornasse para o mar.
De acordo com os populares, muitos peixes já estão em estado de decomposição, causando um forte mau cheiro na região. Alguns peixes e siris também foram encontrados na faixa de areia da praia de Pedras Altas.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Turismo de Saubara e aguarda o retorno.
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia