A partir de 1º de outubro, a tarifa de preservação de Morro de São Paulo custará R$ 30. O aumento foi aprovado pela Câmara Municipal de Cairu, na segunda-feira (12), e divulgado na terça (13) pela prefeitura.
A taxa, que custava R$ 20, é cobrada desde 2019. A tarifa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de cinco anos e pessoas maiores de 60. A taxa é para proteção e conservação do arquipélago e deve ser paga por todos os visitantes.
De acordo com a prefeitura, o aumento da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA) ocorre devido ao aumento de despesas para a manutenção e preservação das localidades que fazer parte do município.
Com o aumento, 50% do valor arrecadado da tarifa será destinado para ações voltadas ao manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até a destinação final dos resíduos sólidos das ilhas de Cairu.
Além disso, o recurso permanece sendo implementado na manutenção e preservação dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças, vias de acesso, praias e biomas do arquipélago.
Informações do G1.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram