Andrea Trindade
Mais um protesto foi realizado em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) contra a Proposta de Emenda Constitucional, que prevê mudanças no regime de Previdência o serviço público no estado da Bahia, a PEC 158. O ato aconteceu, na manhã desta segunda-feira (13), com a presença de professores e demais representantes servidores públicos estaduais participaram.
Na última terça-feira (7), um protesto contra a reforma foi realizada no mesmo local. A professora Mardele Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB-Feira), participou das duas manifestações. Segundo ela, a reforma proposta pelo governo do estado vai prejudicar demasiadamente aos trabalhadores e funcionários públicos da Bahia e segue a mesma perspectiva da reforma que foi implantada pelo presidente Jair Bolsonaro.
No último sábado (11) o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) conseguiu uma liminar para suspender a tramitação da proposta. A desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), acolheu, em decisão liminar, o pedido feito pelo parlamentar, “ou qualquer deliberação a seu respeito, até o julgamento definitivo do mérito do Mandado de Segurança”.