Bahia

Secretário de Segurança Pública suspende curso em que soldados da PM morreram

Familiares de PMs descartam uso de suplementos químicos por parte das vítimas.

Acorda Cidade

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, suspendeu ontem (19) o processo seletivo do Curso de Operações Policiais (Copes). O motivo da suspensão foram as mortes de dois policiais militares e a internação de outros dois após a realização de uma corrida de 10 km durante a seleção, informou o Correio nesta sexta-feira (20).
 
De acordo com o secretário, a medida valerá até o fim das apurações sobre o caso e o resultado da toxicologia, bem como realização de novos exames médicos por parte dos candidatos restantes.
 
As mortes do soldado da PM Manoel dos Reis Freitas Júnior, na terça-feira, seguida da morte do soldado Luciano Fiuza, 29 anos, na quarta-feira, ambos no Hospital Aeroporto, chamou a atenção sobre os procedimentos adotados na seleção para o Copes.
 
Fiuza era lotado no 12º Batalhão de Camaçari. Ele foi sepultado ontem com honras militares, no cemitério Campo Santo, na Federação. O PM Freitas, natural de Valença e lotado na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Macaúbas, na Chapada, foi sepultado em sua cidade de origem, na quarta-feira.
 
Já o tentende Joserrise Mesquita de Barros permanece internado em estado grave no Hospital São Rafael. O colega dele, soldado Paulo David Capinam, 26 anos, que tão passou mal e foi internado no São Rafael já recebeu alta.
 
67 policiais militares participaram do exame. Eles utilizavam calça de fardamento e coturno e tinha que fazer uma corrida de 10 quilômetros em 60 minutos. A prova foi realizada no Batlhão de Choque de Lauro de Freitas, e faz parte do Teste de Habilidade Específica (THE). Outras etapas fazem parte do processo, são elas transporte de carga, deslocamento em meio líquido, flutuação uniformizado e apneia da água. 
 
Segundo Maurício Barbosa, um inquérito policial foi aberto e vai ouvir parentes e médicos das vítimas. O laudo do Departamento de Polícia Técnica deve ficar pronto em 10 dias, podendo ser prorrogado para 15 ou 30 se houver nessecidade de exames complementares.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários