Acorda Cidade
Na Bahia, os pequenos negócios representam 98,2% do tecido empresarial no estado e foram responsáveis pela criação de mais de 27 mil postos de trabalho. Para lidar com esse momento de enfrentamento ao coronavírus, o Sebrae criou um grupo de trabalho e iniciou atuação junto às instituições setoriais e no atendimento direto aos empresários. O objetivo é acelerar o enfrentamento do problema e possibilitar mais rapidamente a retomada da agenda de desenvolvimento da economia.
Pilares de atuação:
1) Orientação para a Rede de Atendimento Sebrae:
Estratégia: nivelar informações para adoção de medidas preventivas nos quase dois mil pontos de atendimento físico espalhados pelo país, priorizando o relacionamento com o cliente a distância e revendo o calendário de eventos presenciais e coletivos.
2) Orientação e apoio aos pequenos negócios:
Estratégia: apoiar os setores mais impactados pela doença, informar empresários e funcionários sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira diante do prejuízo provocado pelo Coronavírus, atuando em parceria com instituições que representam os segmentos afetados.
3) Articulação de políticas públicas e equacionamento do fluxo de caixa:
Estratégia: negociar ações para promover junto aos entes públicos e privados:
– prorrogação do prazo para pagamento de tributos
– liberação de linhas de crédito em condições especiais
– renegociação e alongamento de dívidas
– desoneração tributária
– ampliação da garantia de operações de crédito
– ampliação das possibilidades negociais da jornada de trabalho, por meio de home office, férias coletivas e banco de horas
– fortalecimento do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe)
Setores mais impactados:
Pequenos negócios em processo de internacionalização
Desabastecimento de setores intensivos em importação:
Eletrônicos
Têxteis
Peças automotivas
Pequenos Negócios intensivos em atendimento ao público:
Turismo
Alimentação fora do lar
Feiras livres
Varejo tradicional
Serviços porta a porta
Economia criativa (shows, teatro, eventos esportivos e eventos em geral)
Serviços médicos e veterinários
Serviços de beleza, cuidados pessoais e estética
Serviços educacionais
Negócios situados em ruas de comércio, shoppings ou locais de grande circulação
Logística (incluindo e-commerce)
Serviços de transporte (coletivos e individuais)
Serviços suspensos
Em alinhamento com o Sistema Sebrae e as determinações dos poderes públicos do estado, o Sebrae Bahia assume o compromisso de prevenir a propagação do Coronavírus em território baiano. Por conta disso, estão suspensos todos os eventos coletivos (cursos, palestras, oficinas, treinamentos), sejam internos ou externos, no período de 19 a 31 de março de 2020, em todo o estado.
O atendimento presencial está migrando para o atendimento a distância, com clientes sendo contatados, até a suspensão completa das Agências nos próximos dias. Os canais de atendimento a distância seguem disponíveis para os empreendedores baianos, por meio do Portal Sebrae (www.sebraeatende.com.br), pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), além da oferta de conteúdos no YouTube (www.youtube.com/sebraetalks) e no portal.