A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou, na noite de segunda-feira (17), no Terminal Náutico de Salvador (Contermas), da confraternização com os aspirantes a oficiais da Marinha espanhola, que vieram à Bahia no navio-escola Juan Sebastián de Elcano.
Ele está atracado no porto da capital, o único do Brasil a receber a embarcação, durante esta missão que ainda vai passar por outros países. Os aspirantes acompanharam apresentações de dança flamenca e da percussão afro do grupo Filhas do Som, que fez os espanhóis entrarem no clima de Carnaval.
A missão faz parte da preparação da princesa Leonor, herdeira do trono da Espanha, que repete a viagem feita pelo avô, o rei Juan Carlos, e pelo pai, o rei Felipe VI, para a formação militar. O fato marca as celebrações pelos 400 anos da expulsão dos holandeses do território baiano. Em março de 1625, uma esquadra luso-espanhola, com 12,5 mil soldados e 52 navios, derrotou as tropas da Holanda, que tinham invadido Salvador, no que foi considerada, na época, a maior operação de guerra do mundo.
“É um momento especial para a Bahia receber a comitiva espanhola, com a presença ilustre da princesa Leonor. Uma oportunidade de estreitarmos os laços, que projeta o turismo do estado no exterior. A companhia Air Europa confirmou o quarto voo semanal de Madri para Salvador, o que irá nos aproximar ainda mais. A conquista foi resultado da parceria comercial entre baianos e espanhóis”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, presente na confraternização.
“Para o Governo da Espanha, a relação com o Brasil é estratégica, tanto a nível federal quanto nos estados. O acolhimento da Bahia aos jovens alunos da Marinha espanhola tem sido marcante. Para todos eles, o Brasil terá como primeira imagem em seus corações, a cidade de Salvador”, completou o cônsul-geral da Espanha, Ignacio Pérez Cambra.
Nesta terça-feira (18), no Forte de Santo Antônio (Farol da Barra), a Setur-BA participou da cerimônia de doação da cópia de um quadro alusivo à expulsão dos holandeses de Salvador, feita pela Marinha da Espanha ao Museu Náutico da Bahia, que funciona no local.
Turismo – No último fim de semana, o navio-escola espanhol esteve aberto à visitação pública e gratuita, com receptivo cultural da Setur-BA. Parte da tripulação fez um city tour por alguns pontos turísticos da capital, oferecido pelo órgão. O passeio partiu do porto e passou pelo Santuário do Senhor do Bonfim, Farol da Barra e Centro Histórico, além de parada para degustação de gastronomia típica.
“Estou muito feliz por estar em Salvador. É uma cidade bonita, encantadora e de história preciosa. A ideia do passeio foi interessante por nos levar para conhecer lugares importantes e famosos. Agradeço a oportunidade”, disse a aspirante a oficial da Marinha espanhola, Fátima Guerrero.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.