Um jovem de 23 anos morreu após um deslizamento de terra em Salvador na manhã desta quarta-feira (27). Outras quatro vítimas ficaram soterradas em outro ponto de deslizamento, segundo o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
Os acidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. Os bombeiros ainda não especificaram a área dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Com o avanço das operações de resgate, equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos da prefeitura e do governo da Bahia atuam no local. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, informou que mantém quatro equipes de ambulância básica e avançada para atender os feridos.
Veja o que se sabe sobre os principais deslizamentos
Ocorrência 01:
A vítima que não resistiu ao deslizamento é Junior, um rapaz de 23 anos, que estava deitado na cama quando a casa desmoronou. As informações foram confirmadas por uma prima dele em entrevista ao “Bahia Meio Dia”, telejornal da TV Bahia.
Responsável pela operação de resgate nesse trecho, o tenente Guanaes reforçou o apoio da comunidade ao falar com a emissora e disse que o solo está bastante encharcado. Um dos imóveis na área tem “risco total” de desabar, conforme relato do bombeiro, que citou avaliações técnicas feitas pela Secretaria de Infraestrutura e pela Codesal.
“A lama em si não é a principal dificuldade porque estamos acostumados a trabalhar nessas condições adversas. O risco é um novo colapso e novo deslizamento de terra”, ressaltou o tenente.
Por conta disso, os agentes até interromperam o trabalho para evitar novas vítimas, mas já retomaram o serviço, retirando o corpo de Júnior do local. O rapaz deixa dois filhos.
Ocorrência 02:
Em outro ponto da região, quatro pessoas ficaram soterradas. As vítimas, três delas da mesma família, são:
- Diane, que não teve a idade divulgada;
- Paulo, um jovem de 18 anos, filho de Diane;
- Heitor, um menino de 6 anos, também filho de Diane;
- Adriano, um homem de 30 anos, morador de uma casa vizinha. Ele saía para trabalhar em uma empresa que emplaca carros quando ocorreu o acidente.
Heitor foi o primeiro a ser resgatado. Inicialmente, os bombeiros retiraram ele dos escombros e as equipes de salvamentos prestaram os primeiros socorros na casa de um vizinho. Depois, por volta das 12h30, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) levou a criança para o Hospital do Subúrbio. O menino precisou ser intubado.
Depois, a mãe dele foi resgatada e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o coordenador geral do Samu, Ivan Paiva, ela está consciente.
As outras duas vítimas ainda não foram resgatadas. Adriano ficou preso pela perna e consegue manter contato com os bombeiros enquanto os agentes trabalham no resgate.
Já Paulo não é mais ouvido. A equipe de reportagem da Rede Bahia apurou que o jovem chegou a chamar por socorro, mas, com o passar do tempo, ele parou de interagir. Cães farejadores são usados no resgate, que já dura mais de quatro horas.
Cobertura em tempo real
Imagens obtidas pela Rede Bahia mostram um homem soterrado, com vida, enquanto moradores da região tentam auxiliar no resgate.
De acordo com Adson Marchesini, comandante da corporação militar, a operação é complexa por conta do temporal. “A chuva não para, o risco de novo desabamento é grande”, disse à TV Bahia em transmissão ao vivo no g1.
Quarta-feira chuvosa em Salvador
A chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. Desse valor, 200 mm foram registrados em apenas 72h. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Na manhã desta quarta, a Baixa dos Sapateiros segue interditada após um imóvel desabar parcialmente na noite anterior. O local estava abandonado e ninguém ficou ferido. [Saiba mais sobre o caso ao final da matéria]
Diversos transportes foram suspensos nesta quarta feria devido aos riscos do temporal. [Veja lista no final da matéria]
Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.
⚠️ O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
Mamede, Alto da Terezinha
Bom Juá
Irmã Dulce, Cajazeiras 7
Mangabeira I, Cajazeiras 8
Mangabeira II, Cajazeiras 8
Calabetão
Vila Picasso, São Caetano
Creche, Castelo Branco
Moscou, Castelo Branco
Vila Sabiá, Liberdade
Voluntários da Pátria, Lobato
Baixa do Cacau, São Caetano
Bosque Real, Sete de Abril
Olaria
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro.
As travessias Salvador – Mar Grande e Salvador – Itaparica seguem suspensas devido ao mau tempo. O ferry-boat funciona normalmente.
☂️ Nesta quarta, a previsão do tempo é de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.
🌡️ As temperaturas ficam entre 23ºC e 29ºC.
Transportes suspensos
🛥️ As travessias Salvador – Mar Grande e Salvador – Morro de São Paulo estão suspensas desde segunda-feira (25). Quem precisa acessar a Ilha de Itaparica pode usar o ferry-boat, que segue em funcionamento.
🚡 Todos os ascensores da cidade estão com funcionamento suspenso: Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Plano Inclinado Liberdade – Calçada e o Elevador do Taboão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
🚌 A Linha B3 do BRT Salvador está com a circulação suspensa devido o alagamento entre a Rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.
Desabamento Baixa dos Sapateiros
O casarão desabou parcialmente, por volta das 20h10 de terça-feira. Desde então, um trecho da Avenida José Joaquim Seabra está interditado e o fornecimento de energia elétrica está interrompido na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, há riscos de novos desabamentos na região.
O prédio de três pavimentos era comercial, mas estava vazio. Há cerca de um mês, uma loja que funcionava no térreo foi fechada.
Nesta quarta, ainda é preciso fazer o escoramento da estrutura remanescente e a limpeza dos escombros, que ficaram espalhados pela pista. Apesar disso, os bombeiros estão impossibilitados de trabalhar devido as fortes chuvas.
Os ônibus que passam pelo local estão indo apenas até a Aquidabã.
Fonte: g1 Bahia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram