Oportunidade

Escola afro-brasileira em Salvador abre inscrições para bolsas de estudo 

O objetivo é que as vagas sejam ocupadas por crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade social.

Escola Afro-brasileira Maria Felipa, em Salvador
Escola Afro-brasileira Maria Felipa, em Salvador | Foto: Divulgação

A Escola Afro-brasileira Maria Felipa abriu inscrições, até o dia 15 de novembro, para bolsas de estudo integrais e de 50%. A unidade de ensino fica localizada na capital, Salvador. O objetivo é que as vagas sejam ocupadas por crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade social. Os contemplados devem começar no próximo ano letivo. O cadastro para concorrer a vaga é feito de forma online.

As mensalidades na instituição particular custam entre R$ 1,2 mil e R$ 2 mil. Interessados devem cumprir alguns pré-requisitos e vão participar de um processo seletivo. Confira abaixo as exigências:

  • renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
  • residir em bairros periféricos e/ou logradouros em situação de vulnerabilidade social, em quilombos urbanos ou não urbanos, em comunidades indígenas;
  • no caso de crianças indígenas, será necessária uma Declaração de Pertencimento Étnico.

Os documentos a serem apresentados são: carta que detalhe a situação financeira do grupo familiar e a justificativa do porquê a criança precisa ser contemplada com a bolsa escolar; comprovação de renda ou ausência de renda, carteira de trabalho, últimos 3 (três) contracheques; comprovante de residência.

Além disso, é necessário enviar documentos da criança (certidão de nascimento ou RG, 1 foto 3×4, cartão de vacina e dos responsáveis) e dos responsáveis (RG e CPF).

Caso o grupo familiar esteja inserido no Programa Bolsa Família ou Auxílio Brasil, precisa anexar comprovação de vulnerabilidade social (Cad. Único, cartão do bolsa família, comprovante do Auxílio Brasil).

O material deve ser emitido sob o título “seleção de bolsas Maria Felipa – 2025” para o e-mail institucional [email protected]. Após o recebimento, uma comissão irá avaliar toda a documentação, intercruzando os critérios socioeconômicos e raciais.

Até o dia 18 de novembro, os responsáveis pelas crianças classificadas para etapa de entrevistas receberão um e-mail informando o dia e o horário do procedimento. A divulgação do resultado final, após a análise de todo o conjunto, será no dia06 de dezembro.

Através da Secretaria Municipal de Gestão, a Maria Felipa também está disponibilizando bolsas de estudos para os filhos e outros dependentes de servidores públicos, no valor de 15%. A parceria, que ocorre através do Programa de Bolsas Estudantis (PBE), da Prefeitura de Salvador, irá possibilitar aos pais descontos em todas as mensalidades. Para este processo, os servidores podem consultar o edital de matrículas da pasta.

Fundada em 2019, a Escola Afro-brasileira Maria Felipa é a primeira instituição de ensino privado do Brasil com educação afroreferenciada e antirracista reconhecida pelo Ministério da Educação. O conteúdo contempla as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que preveem o ensino de cultura e história africana, afro-brasileira e indígena em toda extensão da escola básica.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários