Mobilidade

BRT Salvador atinge marca de 1,5 milhão de passageiros transportados em um único mês

Ao todo, 1.518.177 milhão de pessoas utilizaram o sistema, o que representa um crescimento de 107% em comparação com o período de 2023.

passageiros BRT
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Consolidado como um dos principais vetores de deslocamento na capital baiana, o BRT Salvador atingiu no último mês de agosto uma marca importante no número total de passageiros transportados.

Ao todo, 1.518.177 milhão de pessoas utilizaram o sistema, o que representa um crescimento de 107% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros transportados desde o início da operação, em setembro de 2022.

Com deslocamento por vias exclusivas, o modal se destaca pelo ganho de tempo nas viagens dos usuários, uma vez que o BRT transita livre de congestionamentos em todo seu sistema. Nos últimos 12 meses, 14.443.628 de passageiros utilizaram o BRT Salvador.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destaca que esses resultados representam um avanço positivo e colocam Salvador cada vez mais em destaque. “Implementamos aqui um sistema que vem sendo estudado por outras cidades do Brasil e do mundo. Esses números são crescentes e refletem a consolidação de um modal que leva os passageiros de forma prioritária, desde o embarque, até seus destinos.”, afirma.

Até dezembro deste ano, mais duas linhas irão iniciar a operação: a B5, entre a Rodoviária e a Lapa, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implementado. Mais 51 ônibus, sendo dois articulados, chegarão à capital baiana neste mesmo período para reforçar o sistema.

“A Prefeitura não vem medindo esforços para aperfeiçoar cada vez a qualidade do sistema. Outros veículos serão adquiridos, incluindo elétricos, através de financiamentos nacionais e internacionais e devem chegar a Salvador em 2025”, concluiu Muller.

Além de um projeto de transporte, o BRT Salvador contempla intervenções de macrodrenagem, requalificação de vias, construção de novos elevados em trechos que apresentavam gargalos no tráfego, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana. O modal possui ao todo 13 km de vias exclusivas e 14 estações, além do trecho compartilhado na região do Caminho das Árvores e Pituba, beneficiando 18 bairros.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários