Nesta sexta-feira (28), o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Marcelo Werner, divulgou o balanço do primeiro dia do Carnaval de Salvador 2025, destacando um aumento de mais de 20% no número de foliões em relação ao ano passado, ultrapassando 1,5 milhão de pessoas. Apesar disso, houve uma redução expressiva na criminalidade, com queda de 40% nos crimes contra o patrimônio e nas lesões corporais leves.
A segurança foi reforçada com 47 portais de abordagem na capital e 55 no interior, impedindo a entrada de objetos perfurocortantes nos circuitos. O sistema de videomonitoramento também bateu recorde, com 1.500 câmeras espalhadas pela Bahia, sendo quase 1.000 em Salvador. Graças ao reconhecimento facial, oito pessoas com mandados de prisão por roubo e tráfico de drogas foram presas.
Novidades como drones e um software da Polícia Civil auxiliam no monitoramento e na rápida resposta às ocorrências. Além disso, o policiamento aéreo foi ampliado com aeronaves do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, garantindo vigilância em áreas de maior risco. Segundo Marcelo Werner, o monitoramento constante e os ajustes diários no planejamento de segurança seguem garantindo um Carnaval mais seguro e organizado para todos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.