Acorda Cidade
Estão sendo realizadas apenas nesta segunda-feira (20) as inscrições para as próximas turmas do curso para obtenção da primeira habilitação na Escola Pública de Trânsito(EPTRAN) do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) para Salvador.
Clique aqui e faça sua inscrição (link direto – pode apresentar problemas em virtude de congestionamento).
Inscrição
Os candidatos interessados deverão acessar o site http://www.escolapublica.detran.ba.gov.br/ e preencher o formulário de inscrição. (Nas primeiras horas de abertura das incrições o site apresentou problemas de congestionamento). Após a inscrição via internet, os candidatos selecionados deverão fazer à pré-matrícula, que consiste na entrega da documentação necessária para validação da inscrição.
São exigidos originais e cópias do documento de identidade, CPF, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil e da identificação do último contrato de trabalho); comprovante de residência ou domicílio (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3×4 (atual fundo branco ou azul); histórico escolar do 1º grau (obrigatório), 2º e 3º graus (se cursados) e comprovante de renda (contra-cheque).
Matrícula
A matrícula será a fase final do processo de inscrição, onde o candidato deverá comparecer a Eptran para a abertura do serviço de obtenção da 1ª Habilitação (CNH), que custa R$ 68, 00. Estão inclusos os exames médicos e psicológicos que serão realizados nas clínicas credenciadas pelo DETRAN. Os alunos que obtiverem 70% de aprovação no teste teórico terão direito também as aulas práticas gratuitamente.
Critérios
Os critérios para os candidatos é que devem ser maiores de 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de Identidade e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada.
Feira de Santana
A inauguração da EPTrânsito, em Feira de Santana, está prevista para o dia 27 deste mês, segundo o secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles. A EPTrânsito deverá acolher alunos da cidade que atendem aos requisitos determinados. De acordo com o secretário Flailton Frankles, existem centenas de jovens e pessoas da comunidade que desejam tirar sua carteira de Habilitação, mas não têm recursos para isso. “É para estas pessoas que o governo do município, através da SMTT, está criando a Escola de Trânsito”, disse.