Acorda Cidade
Dados da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) mostram que nos últimos quatro anos (2007/2010) a produção de grãos na Bahia cresceu 51,4%, atingindo a marca de 23,5 milhões de toneladas. Em 2010, o estado alcançou recorde histórico de produção, com 6,73 milhões de toneladas.
A força do agronegócio baiano pode ser medida pelos números que apresenta: 24% do PIB, 30% dos empregos gerados e 37% das exportações. A produção de grãos na safra 2009/2010 representou crescimento de 16,5%, em comparação à safra 2008/2009.
Em 2010, a região oeste da Bahia apresentou a maior safra de soja de sua história, batendo recordes de produção e produtividade. A produção dos grãos, pela primeira vez, atingiu a marca de três milhões de toneladas, registrando o volume recorde de 3,213 milhões de toneladas – 28% a mais do que a safra passada, de 2,5 milhões de toneladas.
O milho também bateu recordes, com a colheita de 1,5 milhão de toneladas nesta safra – 1,4% a mais que na anterior. As condições climáticas favoráveis contribuíram para o aumento da produção de soja do oeste da Bahia.
Dotada de solos e condições climáticas excepcionais, a Bahia é também uma potência na produção de frutas. É o segundo estado maior produtor nacional e segundo exportador de frutas frescas. No ano passado, a produção apenas de uva e manga no Vale do São Francisco alcançou a marca de 843 mil toneladas – 30 mil foram exportadas.
O estado detém o primeiro lugar em produção e área no ranking nacional em coco-da-bahia, banana, mamão, manga e maracujá e segundo lugar em laranja e melancia. O semiárido baiano corresponde a 69% do território, 62% dos municípios e 46% da população, região onde o clima propicia baixa incidência de doenças e produção de frutas com qualidade de exportação. Reconhecida pelo Ministério da Agricultura, a Bahia é estado livre das doenças dos citros.
Nesse contexto, há que se destacar a força da agricultura familiar, responsável por 50% da pecuária do estado e por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. A Bahia tem o maior contingente desse setor no Brasil, com 665 mil famílias de agricultores