Acorda Cidade
Vai ser lançado na próxima segunda-feira (2), em Feira de Santana, o “Prospera Agropecuária Semiárido”, maior projeto gratuito da história do País voltado exclusivamente para a região semiárida. Em todo o Brasil, serão mais de 17 mil produtores beneficiados com Assistência Técnica e Gerencial só na primeira etapa do programa – que acontecerá por dois anos. A Bahia terá o maior número de produtores atendidos: mais de oito mil.
Ao todo, estão previstos mais de R$ 120 milhões em recursos para a execução do Prospera. No estado, o investimento será de mais de R$ 56 milhões. As ações serão direcionadas para pequenos e médios produtores rurais. O projeto pretende aumentar a cobertura de assistência técnica e gerencial no campo, promover e fortalecer as organizações de produtores rurais, desenvolver e agregar valor à produção agropecuária sustentável da região semiárida. Os objetivos estão alinhados com o Programa AgroNordeste, lançado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O projeto é uma parceria do Ministério da Agricultura, através da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Senar Central (Brasília) e as administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Além da Bahia, o programa vai acontecer em outros nove estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os detalhes do projeto serão divulgados numa coletiva de imprensa que será realizada, às 9h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, na avenida João Durval Carneiro, s/n, Estação Nova (Ponto de Referência: Em frente à Feira da Estação Nova, ao lado do Centro de Controle do Samu).
Vão participar do evento de lançamento o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; o superintendente Federal do MAPA na Bahia, Paulo Emílio Torres; o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins; dentre outras autoridades.