Ausência da tabela de preços e de informações sobre formas de pagamento e juros foram algumas das irregularidades encontradas durante a Operação Carnaval, realizada pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), para verificar se os estabelecimentos que comercializam abadás e ingressos para camarote estão afixando informações de maneira clara e visível aos consumidores. Durante a operação, que tem caráter educativo, foram esclarecidas dúvidas dos lojistas e notificados 10 dos 13 estabelecimentos visitados até segunda-feira (1).
Em algumas lojas, os fiscais identificaram também que as informações referentes à mudança de valor do ingresso ou do abadá, com a proximidade do evento, não estavam sendo passadas para os clientes e as bandeiras dos cartões não estavam visíveis para consulta, juntamente com a quantidade de vezes que o preço do produto poderá ser dividido e os juros aplicados. Outro problema constatado foi a diferença de preços entre pagamento em dinheiro e em cartão de crédito e débito, o que está incorreto segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Estavam com irregularidades o Camarote Oceania, Camarote Monte Pascoal, Central do Carnaval, Algodão Doce, Axé Mix, Camarote Planeta Othon, Diva, Camarote Salvador, Camarote do Forte 2010 e GE Eventos. Estes terão prazo de 48 horas para fazerem as adequações solicitadas. Após o prazo, os fiscais voltarão para verificar se as irregularidades foram sanadas. Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado.
Informações do Ibahia