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A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) lidera o ranking de reclamações fundamentadas de 2011, divulgado pela Fundação Procon da Bahia, ligada à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, nesta quinta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor. De acordo com o Procon, foram 743 reclamações contra a Coelba no ano passado.
Os números consideram as queixas abertas por meio de um processo administrativo após não ter ocorrido acordo inicial com a empresa.
A empresa de telefônia Oi ocupa a segunda posição no ranking, seguida pela loja Insinuante. Confira no site do Procon o ranking completo das empresas mais reclamadas.
Outro lado
Através da assessoria, a Coelba informou que vai se posicionar em relação à lista do Procon na sexta-feira (16).
A assessoria da Oi informou, através de nota, que a empresa de telefonia "assumiu um compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de interação colaborativa e tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços" para os clientes. Ainda em nota, a Oi informa que, em relação ao serviço de telefonia móvel, a empresa registrou uma redução 24,3% junto ao Procon da Bahia entre os anos de 2010 e 2011.
O G1 tentou contato com a empresa responsável pela assessoria de imprensa da lojas Insinuante e Ricardo Eltero na Bahia, que ocupam o terceiro e quarto lugar no ranking do Procon, respectivamente, mas não obteve êxito nesta quinta-feira (15).
Posição no ranking | Empresa | Número de reclamações |
---|---|---|
1 | Coelba | 743 |
2 | Oi | 625 |
3 | Insinuante | 604 |
4 | Ricardo Eletro | 588 |
5 | Brastemp e Consul | 569 |
6 | Telemar | 493 |
7 | Samsung | 471 |
8 | Shoptime.com, Americanas.com e Submarino.com | 423 |
9 | Casas Bahia | 398 |
10 | Embasa | 370 |
As informações são do G1.