Acorda Cidade
Um paciente que estava internado no Hospital Espanhol, unidade de campanha para tratamento exclusivo de pessoas com Covid-19, em Salvador, provocou um princípio de incêndio em ala da enfermaria e tentou fugir da unidade.
O caso ocorreu por volta das 23h de terça-feira (5). O paciente, que não foi identificado, usou um isqueiro e colocou fogo em um colchão.
Depois disso, ele pulou por uma das janelas, caiu em uma laje e fraturou uma das pernas. Ele foi levado para o Hospital Municipal.
No 4º andar do Hospital Espanhol, havia outros 32 pacientes. Destes, 26 foram transferidos para outras unidades da capital baiana, como os hospitais Ernesto Simões, Municipal e Couto Maia.
Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, o paciente estava no quarto 429 da unidade e teria sofrido um surto psicótico.
"Paciente entrou em surto psicótico, tocou fogo no colchão, bloqueou a porta com a cama e atirou-se do quarto andar, para a laje do terceiro andar, em cima da UTI do terceiro andar. Na queda, ele fraturou o fêmur, mas está bem", afirmou.
Para o secretário, o surto no paciente teria sido causado por uma baixa oxigenação do sangue. "O pacientes não tinha histórico de problemas psiquiátricos. A gente acredita que isso possar estar relacionado com a baixa oxigenação", falou.
Vilas-Boas ainda destacou que os demais apartamentos do quarto andar não foram atingidos, e o fogo foi debelado pela própria equipe do hospital. "Foram apenas danos físicos localizados em um dos apartamentos", disse.
O secretário também falou que o terceiro e o quinto andar foram evacuados, e os pacientes foram levados para outras áreas do hospital.
Fábio Vilas-Boas falou que, após vistoria e liberação dos bombeiros, a previsão é de que os leitos do Hospital Espanhol estejam liberados para receber novos pacientes em 24h.
O secretário ainda falou que grades de alumínio serão instalados nas janelas da unidade.
Fonte: G1