A escolha de Pabllo Vittar como uma das grandes estrelas para comemorar o aniversário de Salvador, que completa 476 anos, chamou a atenção de alguns soteropolitanos que questionaram a escolha da Prefeitura para um momento icônico da capital baiana. A artista se apresenta junto a banda ÀTTØØXXÁ e outros grandes nomes da música baiana em um show único que acontecerá no dia 30 de março, no domingo, na Praça Municipal, a partir das 18h30.
Ao ser questionado sobre a escolha, o presidente da Saltur, Isaac Edington, explicou que a proposta da Prefeitura de Salvador foi fugir do óbvio, e que a participação de Pabllo conversa com os pedidos do público.
“A gente sempre pensa em fugir do óbvio e a participação de Pabllo é um pouco disso. Além dessa questão, tem também a disponibilidade dos artistas, a questão de custo e também de oportunidade. A gente apresentou a proposta do show para ela e ela gostou da ideia, topou o conceito. Fora que Pabllo tem um público extraordinário aqui em Salvador, então, entendemos que era uma boa combinação”, contou.
De acordo com o presidente da empresa responsável por elaborar e executar o calendário de eventos na capital baiana, o show ‘A Benção, Salvador – Uma celebração da vida, cultura, resistência e futuro!’, tem o conceito de misturar os novos nomes da cena e que representam a cidade nacionalmente.
A apresentação tem direção artística de Gil Alves, e terá duração de 2h30. A ideia, segundo o produtor audiovisual e diretor artístico e criativo, a banda ÀTTØØXXÁ será a anfitriã da noite e irá receber os artistas no palco para um ‘passeio’ por ritmos e canções que representam a cultura soteropolitana.
“Vai começar com muita energia, com o Cortejo Afro e a cantora Sued Nunes fazendo um número de abertura em homenagem à cidade. Na sequência, entregam o palco à mistura explosiva de pagodão, música eletrônica e sons periféricos da banda ÀTTØØXXÁ. Eles serão os anfitriões da noite e receberão convidados especiais, como Larissa Luz, Russo Passapusso, Rachel Reis e o Coletivo AFROBAPHO.”
Gil também falou sobre a participação de Pabllo Vittar no espetáculo e reforçou a importância da artista como uma representante LGBTQIAPN+ que se comunica muito bem com o público soteropolitano.
“[Ela] tem fortes laos com a cidade, reafirmando o compromisso com a inclusão e a celebração da diversidade LGBTQIAP+. Salvador se destaca como um espaço de resistência e expressão, e este show é um tributo ao nosso espírito vibrante e plural.”
Ao Bahia Notícias, Isaac Edington ainda explicou outro questionamento do público: por que a escolha do domingo para a festa?
“Muitas vezes depende da logística, da disponibilidade do artista, da infraestrutura. A gente tem uma programação extensa, que começou desde o dia 17 de março, com várias atividades. A gente tem um projeto Boca de Brasa espalhado pela cidade. Nós temos uma feira acontecendo no Campo Grande durante todos esses dias. A gente tem esses dois momentos muito especiais no Centro Histórico de Salvador, na Praça Municipal. Aí as pessoas perguntam ‘E o sábado?’. A gente celebra o aniversário de Salvador durante o mês inteiro e faz uma série de ativações para que a cidade seja movimentada com a cultura local.”
Para o presidente da Saltur, manter o Festival da Cidade é uma forma de dar oportunidade a quem é de Salvador de conhecer um pouco mais a cultura local e fortalecer os artistas da capital baiana.
“O aniversário de Salvador é isso, fortalecer a economia criativa da cidade, espalhando arte, cultura, gastronomia, esporte, competições e fortalecendo a nossa plataforma de eventos. Esse é o conceito do Festival da Cidade, celebrar a capital e o grande momento que ela vive e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento da economia criativa.”
Confira a programação musical completa do Festival da Cidade no final de semana:
Will Carvalho canta Elis Regina” & “Ary Barroso na Voz Delas”, com Márcia Short, Ellen Wilson, Cátia Guimma e Elaine Fernandes
Quando: 28 de março de 2025, a partir das 18h
Onde: Praça Municipal
Show do Ministereo Público e participação Jesse Royal (Jamaica)
Quando: 29 de março, às 17h
Onde: Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha)
Pranchão do Mudei de Nome
Quando: 30 de março, às 11h
Onde: Dique do Tororó
Show de ÀTTØØXXÁ, Pabllo Vittar, Rachel Reis, Cortejo Afro, Russo Passapusso, Larissa Luz e Sued Nunes
Quando: 30 de março, às 18h
Onde: Praça Municipal
Fonte: Bahia Notícias, site parceiro do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram