Na manhã desta segunda-feira (11), um prédio em construção desabou no bairro de Alto de Coutos, no subúrbio de Salvador, após intensas chuvas atingirem a capital baiana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas no local. Moradores relataram que dois trabalhadores estavam no imóvel momentos antes do desabamento, mas eles haviam saído para almoçar, evitando, assim, qualquer ferimento.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo informações do Portal g1, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou a interdição do terreno para avaliação das condições de segurança. Outros bairros de Salvador também enfrentaram dificuldades devido à chuva forte, que causou alagamentos e complicou o tráfego em várias regiões.
Segundo boletim da Codesal, atualizado por volta das 11h, Salvador registrou quase 80% da precipitação esperada para o mês de novembro em apenas três horas. Entre 8h e 11h da manhã, choveu 85,4 milímetros na cidade, quase alcançando o volume de 108 milímetros esperado para todo o mês.
Bairros como Retiro (53 mm), São Gonçalo (50,4mm), Pau Miúdo (47,8mm) e Saboeiro (41,4mm) registraram os maiores volumes de chuva, com destaque para o Retiro, onde caíram 53 milímetros de água em apenas uma hora.
Ainda segundo o g1, a chuva intensa também causou alagamentos em bairros como Caminho de Areia, onde moradores foram flagrados andando com água nas pernas. Na região central de Nazaré, o trânsito ficou lento, e no Uruguai, na Cidade Baixa, motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pelas vias alagadas.
A Defesa Civil emitiu alerta de possíveis deslizamentos de terra e ameaças de desabamento. Até o momento, foram registrados quatro deslizamentos de terra e várias ocorrências de risco de deslizamento e desabamento em áreas vulneráveis.
Para esta segunda-feira, a previsão ainda indica chuva e trovoadas em Salvador e outras cidades baianas, segundo alerta emitido pela Defesa Civil.
Sudoeste baiano
As fortes chuvas também chegaram no sudoeste baiano causando estragos. Carlos Lúcio de Carvalho, 57 anos de idade, mais conhecido como Lú, morreu na noite de domingo (10), após ser levado por uma correnteza ao tentar resgatar a própria motocicleta durante uma forte chuva no município de Riacho de Santana.
Leia também: Homem tenta resgatar moto e morre após ser levado por correnteza em Riacho de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram