Um helicóptero com quatro pessoas caiu em Caraíva, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, no final da tarde desta sexta-feira (9). Todos sobreviveram. A informação foi confirmada pela subsecretária do Litoral Sul, Alessandra Quaresma.
A causa do acidente está sendo investigada, contudo, existe a suspeita de que a queda ocorreu devido a uma forte rajada de vento. Segundo relatos feitos ao site Radar News, parceiro do Acorda Cidade na região, o piloto perdeu o controle da aeronave devido às condições adversas.
Porto Seguro: helicóptero com 4 pessoas cai em Caraíva; todos sobreviveram https://t.co/mthRNYaEwG pic.twitter.com/hSpf0ThJBv
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) February 10, 2024
O local do acidente é frequentemente utilizado para pousos e decolagens, e nesta época do ano, registra-se uma intensificação no tráfego aéreo, com mais de 20 helicópteros pousando diariamente, devido ao aumento do fluxo de turistas.
Além do volume significativo de tráfego aéreo, fazendeiros locais têm relatado voos rasantes, elevando as preocupações sobre a segurança tanto para as aeronaves quanto para as pessoas e propriedades no solo.
O site parceiro do Acorda Cidade informou também que No momento do acidente, as condições climáticas na região de Caraíva, Porto Seguro, eram adversas, com rajadas de vento e instabilidade meteorológica, conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A investigação de acidentes aéreos como a queda do helicóptero em Caraíva é de responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O órgão, vinculado à Força Aérea Brasileira, tem a função de conduzir as investigações com o objetivo de identificar as causas do acidente e emitir recomendações de segurança para prevenir futuras ocorrências.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram