Bahia

População de Quixabeira joga ovos em sede da Embasa após falta de água

Sobre a "manifestação", a Embasa disse que repudia os atos de desrespeito aos trabalhadores que estavam buscando diálogo com a população.

Sede da Embasa é alvo de Ovadas
Foto: Redes Sociais | Montagem: Acorda Cidade

Populares do município de Quixabeira jogaram ovos na sede da Embasa, na manhã desta sexta-feira (29), devido a falta de água que atinge o município há vários dias.

A população da cidade, que fica a 300 km de Salvador, ainda tentou invadir o local aos gritos. O vídeo, divulgado nas redes sociais, viralizou. Um funcionário tentou ainda fechar as portas da sede, mas foi atingido com as ovadas.

Ao Correio, a Embasa explicou que a falta de água é “decorrente do vazamento em uma adutora, corrigido nesta semana. Entretanto, as torneiras em Quixabeira estariam vazias ainda graças a “sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica por parte da Coelba, que provocam a interrupção de funcionamento das bombas e impedem a chegada da água nos pontos mais distantes do sistema“, diz nota.

A empresa citou ainda a estiagem aliada as altas temperaturas. “A Embasa tem adotado todas as providências possíveis para manter a regularidade do abastecimento de água em Quixabeira, inclusive correção rápida de vazamentos, combate a furtos ao longo da adutora e contato constante com a Coelba para cobrar o fornecimento regular de energia em alta tensão para os equipamentos do sistema“, disse a empresa.

Já sobre a “manifestação”, a Embasa disse ao Correio que repudia os atos de desrespeito aos trabalhadores que estavam buscando diálogo com a população. O escritório teria ficado “degradado” após o ato.

Sobre as alegações da Embasa envolveu a Neoenergia Coelba, a companhia enviou ao Acorda Cidade a seguinte nota:

NOTA DA NEOENERGIA COELBA

A Neoenergia Coelba informa que está em permanente contato com a Embasa para atuar prioritariamente em ocorrências que envolvam o sistema de abastecimento d’água para a população baiana. A distribuidora mantém um canal exclusivo para atender as solicitações e vem intensificando as manutenções preventivas nas redes que atendem as estações de abastecimento e tratamento da empresa.

Especificamente sobre o município de Quixabeira, relatado pela Embasa, a Neoenergia Coelba esclarece que não há histórico de interrupções frequentes no fornecimento de energia para a unidade de tratamento e abastecimento de água na localidade. No mês de dezembro, um incidente foi registrado e solucionado de modo prioritário. Sobre a oscilação no nível de tensão registrada na unidade da Embasa em Aracatu, a distribuidora foi acionada, às 8h25 desta sexta-feira (29), e, às 8h29 deslocou uma equipe para atendimento, sendo realizada manobra no sistema elétrico, finalizando o serviço às 10h24. No entanto, às 14h45 o cliente solicitou novamente intervenção para regularização da tensão na unidade. Prontamente, uma nova equipe foi enviada para o circuito normalizando em menos de 1 hora.

A Neoenergia Coelba reitera, ainda, que manterá entendimentos com a Embasa para discutir e aprimorar o que for necessário, sempre no intuito de melhorar o atendimento evitando interrupções e mitigando efeitos de eventuais oscilações que podem advir de fatores externos. A Neoenergia Coelba permanece à disposição.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Kalebe Rios

Povo mal educado, os trabalhadores não tem culpa nenhuma. Por que vocês não vão até os responsáveis. Baixaria e covardia isso aí

Osman Dias

Baixaria e covardia não… quem sabe o que passa é população de Quixabeira e região. Até 10 dias sem cair água e população a merecer da falta de diálogo e respostas. São anos de sofrimento. Ao colaborar sinto muito ficou porque quis os ovos foram para a EMBASA. Se eu tivesse tinha soltado era uma ***…

Kalebe

Covardia sim, vocês não tem coragem de ir nos grandes e vão nos pequenos. Covardes! Vão até os responsáveis ignorantes e mal educados.

marccelo

vixe a embasa jogou a culpa na coelba, ai a coelba diz que o assunto dela é a energia e não água, e nesse empurra empurra o povo fica sem a água.

Caleb

Era pra *** nesse Lix0

Maria

Toda vez é uma desculpa, a embasa perdeu foi o controle da estatal, serviço de péssima qualidade, e vamos para a lógica os ovos não foram para os funcionários e sim para a empresa! Se tiver esse protesto aqui em feira de santana me avisem, estarei lá!

Vanessa

Não julgo essas pessoas! No Centro de Feira estamos sem água nenhuma há 4 dias! Quando o diálogo não surte mais efeito, esperam que a população faça o que? Água é direito essencial para SOBREVIVÊNCIA. Experimentem ficar sem abastecimento por 1 semana, carregando baldes e tendo que comprar botijões de água, aí vocês terão propriedade para julgar a manifestação com as devidas aspas.

Indignado com a falta dagua

Parabéns a todos envolvidos, gostaria de ter participado tbm, embasa ursupadora se todos tomassem está iniciativa não faltaria água em nossas casas

Kalebe Rios

Se coloque no lugar do trabalhador que não tem culpa nenhuma dessa situação. Você gostaria de passar pela mesma situação? Tenha mais empatia, os verdadeiros responsáveis estão de boa e os trabalhadores passando essa humilhação, conheço esse funcionário que é um excelente profissional

MARCIO SUZART

Aqui no SIM já tem 3 dias sem água.

Luis Antonio Brito Rodrigues

Aqui na região do feira Vll, ficamos dois dias sem água, voltou porém tá caindo muito fraca.