Alerta!

Policiais salvam bebê engasgada com leite materno em Salvador

A pequena Valentina tem apenas oito dias de nascida. Pais chamaram militares ao perceberem que ela não conseguia respirar.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Policiais militares salvaram a vida de uma recém-nascida que engasgou com leite materno, na noite de sábado (19), no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

Foto: Reprodução

Segundo a Polícia Militar (PM), a situação aconteceu por volta das 19h30. Agentes foram chamados pelos pais da pequena Valentina, de apenas oito dias de nascida, quando eles perceberam que ela não conseguia respirar e estava com a pele azulada.

Diante da situação, um dos policiais realizou o procedimento chamado “Manobra de Heimlich” e conseguiu desobstruir as vias aéreas dela. Logo após o procedimento, a menininha conseguiu respirar e chorou. “Se está chorando é porque está respirando”, disse o agente, diante do desespero dos pais com o estado da filha.

Valentina foi entregue aos pais e foi encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Cristóvão e passa bem, de acordo com a polícia.

O que é a “Manobra de Heimlich”

A “Manobra de Heimlich” é considerada por especialistas como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra induz uma tosse artificial, para expelir o objeto da traqueia da vítima – no caso de Valentina, o leite materno.

O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar. Nesse caso, o ideal é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) através do telefone 192.

Assista ao vídeo:

Fonte: g1 Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários